Últimos Posts

19 setembro 2016

Resenha: Anne Frank - Josephine Poole & Angela Barrett


Autora: Josephine Poole
Ilustradora: Angela Barrett
Editora: SM
Ano: 2005
Páginas: 40
Sinopse:
Anne Frank é o nome de uma menina judia que vivia na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial. Seu diário foi publicado na Holanda em 1947 e tornou-se um dos livros mais lidos no mundo. Nele, Anne conta sobre o tempo em que ela e sua família ficaram escondidos num prédio em Amsterdã, na Holanda, até serem descobertos pelos nazistas e enviados para um campo de concentração, onde ela morreu de tifo meses depois. Mas, e antes disso? Como era Anne em casa, com seus pais, com sua irmã Margot, com os amigos, brincando na rua e estudando? É o que você vai descobrir aqui: a infância de Anne, sua personalidade marcante e como ela reagiu ao clima de terror que Hitler pouco a pouco foi instaurando em toda a Europa. Em cada página, um retrato sensível de uma garota que entrou para a história.

Mini - Resenha:
Perfeito para apresentar a História de Anne Frank aos pequenos!
Resultado de imagem
Anneliese Frank nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 12 de junho de 1929. 

Este é um livro biográfico infanto-juvenil, que revela com muita clareza a história de Anne Frank e conta com ilustrações lindíssimas!
Resultado de imagem
Uma forma interessante de inserir os pequenos em aspectos históricos da Segunda Guerra Mundial e o Nazismo e fazer um paralelo com os dias atuais, pois infelizmente ainda vivemos inúmeros casos de intolerância seja religiosa, gênero, política, econômica e inclusive estética, bem como diferenças pessoais.
Resultado de imagem
Recomendo esta leitura com seus filhos, sobrinhos, irmãos e inclusive alunos de forma compartilhada, onde o adulto esteja presente e em conjunto leiam e dialoguem sobre diversos aspectos presentes no livro. Claro que será necessário adequar este diálogo à idade da criança. 

Li com minha filha que tem 8 anos, que já conhecia um pouco da história de Anne e ficou vidrada em todas as páginas e levantando questionamentos ao longo da narrativa feita por mim. Senti que foi uma leitura esclarcedora e comovente, mas incompreendida do ponto de vista de maldade. Como responder a uma criança, os motivos de tanto ódio e violência de forma que faça sentido?

Não posso encerrar sem comentar sobre a belíssima capa e que o formato do livro é grande (26cm x 24cm).

Anne Frank

Beijos!

14 comentários:

  1. Pelo que eu percebi nas resenhas aqui, você gosta muito de histórias do tipo, com temas mais densos. Anne Frank nunca tive a oportunidade de conferir, mas esse livro parece ser bem leve e fácil de ler, talvez eu devesse começar por ele e depois ir para o original.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda!
      Sim, este tema me interessa, leio há alguns anos.
      Este livro é lindo, um trabalho cuidadoso!
      Boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. Mais um livro que é s=dos seus prediletos eim? Achei interessante você dizer que esse livro é uma bom caminho para se introduzir essa história tão cruel do nazismo aos pequenos e com delicadeza, achei bem legal, afinal nem sempre temos todas as informações para suprir aos nossos futuros leitores. Achei lindas as ilustrações. Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!
      E como eu gosto! Adorei o fato de ser um livro para crianças e jovens, com ilustrações tão lindas! O livro em si é um primor, a história de Anne tocante!
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  3. Tem tantas versões relacionadas à ela! Nossa, ultimamente estou vendo vários livros. Esse não conhecia e achei legal pelas ilustrações, acho que dá uma carinha de ralidade e é bom para quem quer apresentar a histórias aos pequenos mesmo. Parece ser bonito também, acho que qualquer um pode ler e gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!
      Sim há varios livros, afinal Anne Frank é querida em muitos países, com uma legião de fãs!
      Eu ainda quero uma HQ, que no momento só foi lançada o exterior, quem sabe alguma editora publica por aqui.
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  4. Anna!
    Bem interessante a proposta do livro. Além de começar a inserir a juventude a conhecer as atrocidades do mundo.
    Imagino o quanto tenha sido difícil explicar o tamanho da maldade...
    E como se saiu?
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana esse livro, assim fica mais fácil falar para os pequenos quem foi Anne Frank e para eles saberem sobre esse período de crueldade e poder ver as ilustrações, gostei muito da ideia é ideal para presentear também. Concordo é muito difícil responder a uma criança essa pergunta quais os motivos de tanta violência, de entender o que se passa na mente dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Oiee, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, e achei o livro super interessante, e ótimo para introduzir a historia com as crianças, mas realmente é muito difícil falar com elas sobre a violência existente no mundo, as ilustrações são lindas.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi..
    Muito bacana esse livro minha filha ia adorar ela gosta muito de livros com ilustraçoes e realmente é sempre bom passar um pouco de coisas que acontecem e aconteceram no mundo,adorei o livro..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é tão leve e ao mesmo tempo tão triste! Quando eu li ele me envolvi tanto com a Anne, suas histórias naquela casa, naquele esconderijo, tudo tão familiar no meio de uma guerra tão chocante. E depois a história acabar e nós sabermos o que aconteceu com ela, o que aconteceu com tantas pessoas naquela época, tudo um tanto quanto triste! Mas é um livro lindo, e esse livro ilustrado é tão lindo! Essas fotos da Anne partem um pouco o meu coração...

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li esse livro, eu não gosto de livros de guerra, eu fico tão triste. Acho que a ideia de por imagens para incentivar crianças a ler o livro muito boa. Fiquei curiosa para ver mais imagens do livro, de saber como vão contar essa historia terrível, em uma versão infantil.

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna!!
    Eu não conhecia esse livro sobre Anne Frank e fiquei feliz que se trata de "uma versão mais leve" para ser lido pelas crianças...tenho uma filha de 10 anos que gosta muito ler e é bom saber que posso dar esse livro pra ela ler sem nenhuma preocupação.
    bj.

    ResponderExcluir
  11. Que lindeza! Quero muito, adorei as ilustrações!!
    Todos realmente precisam ler mais sobre o holocausto e conhecer, principalmente, a história de Anne Frank!
    Muda muito a nossa vida depois de conhecer essas trágicas história.
    bjs

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------