Últimos Posts

12 agosto 2016

Resenha: A vida secreta das princesas árabes - Jean Sasson



Autora: Jean Sasson

Editora: Asa (Portugal)
Ano: 2012
Páginas: 624

Sinopse:
Sultana é o pseudónimo de uma corajosa princesa da Arábia Saudita. Ela é uma das dez filhas da família real mas a sua vida, rodeada de luxo e riquezas inimagináveis, está longe de ser um conto de fadas. No seu país, as mulheres - qualquer que seja o seu estrato social - estão sujeitas à tirania ditada por um fanatismo religioso que promove a poligamia, dá ao homem o poder de castigar cruelmente qualquer mulher e incentiva os casamentos forçados, as mutilações e a violência sexual, as execuções por apedrejamento ou afogamento. 

Quando aceitou contar a sua história à jornalista e escritora Jean Sasson, Sultana sabia que estava a pôr em risco a própria vida. Foi conscientemente que abdicou da sua segurança pessoal para denunciar o brutal quotidiano das mulheres sauditas. A sua voz dá-nos a conhecer um mundo no qual a sumptuosidade e a extravagância coexistem com a violência e a barbárie. A princesa partilha connosco a sua intimidade e a das mulheres que a rodeiam: as suas filhas, primas, amigas… mas, na sua franqueza e coragem, ela fala por todas as mulheres.
"Sou princesa numa terra onde os reis ainda governam. Nasci livre, mas hoje estou presa por grilhões."
Resenha:
 Opressão, dor e desesperança na vida da mulher saudita.

Neste livro conhecemos a vida da Princesa Sultana, filha caçula de uma família nobre da Arábia Saudita. Desde sua infância até a vida adulta, vamos acompanhando o peso crescente, do que é ser mulher, nesta sociedade, onde ser nobre não alivia a imposição das rígidas regras . 

Sociedade onde a mulher é invisível, sem poder de voz ou escolha,  um objeto para acordos matrimoniais forçados, e para gerar filhos homens, inclusive aos olhos do próprio pai.

Parte das vítimas continuam a perpetuar os costumes nocivos e a própria violência, pois a mulher é tão submissa e passiva nesta cultura, que mesmo as mães que sofrem com os costumes, não lutam para abolir os atos cruéis na vida de suas filhas.

Jean Sasson fez diversas entrevistas com a princesa para compor este livro. Mesmo muito temerosa, Sultana desnuda com detalhes o que viu e viveu em sua cultura, como um alerta, sobre os horrores a que são submetidas. A escrita da autora é objetiva e ágil, mas o conteúdo do livro é difícil, por vezes revoltante, e em algumas cenas senti repulsa pelo impacto das revelações.

Eu adoro livros que revelam a vivência  em outras culturas e apesar do enredo trazer informações absurdas para nós ocidentais, a história nos leva a refletir, repensar o papel da mulher,  neste contexto opressivo, sufocante e cruel. Na diferença de gêneros e imposição religiosa, que influencia duramente as leis e hábitos, que aprisiona destinos e tortura as mentes que ainda ousam sonhar! Recomendo muito esta leitura!

Edição brasileira - Livro 1

Livros da trilogia Princesa
 

   

Beijos!

Participe!

13 comentários:

  1. Olá.
    Não conhecia esse livro e nunca li nada com esse tema. É um livro com uma premissa forte, impactante e informativa. Infelizmente é triste saber que, para algumas culturas, esses fatos são reais e vistos como normais. Sinceramente, não creio que eu venha a ler. Mas com certeza é um livro de conhecimentos e reflexão. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hummm, parece ser bem interessante. E nem quero imaginar o que tem ali pra causar revolta e repulsa, porque pelo pouco que sei da cultura, ser mulher por ali não é nada fácil. Deve ser interessante ter um relato mais amplo assim de como é viver num lugar desses, a cultura rígida e todos os costumes visto através de quem vive desse jeito. Quando leio alguma coisa no estilo e fico comparando com o nosso lado "liberal", a nossa cultura, dá um choque de realidade porque só de pensar nas coisas que passam...é inimaginável entender como deve ser. Boa essa dica.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito interessante, assim como você também gosto de livros que mostrem culturas diferentes da nossa. Realmente a cultura do oriente é muito cruel com as mulheres. Eu li "A cidade do Sol", que é uma história fictícia baseada em como as mulheres são tratadas lá, agora ler algo narrado por alguém que vive este tratamento deve ser ainda mais impactante. Gostei mais da capa do ebook do que da versão física. Gostei muito da resenha e da dica, com certeza vou procurar ler a obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  4. não tenho muito interesse em livros com a temática Oriente médio e afins, tanto é que detestei os livros do Khaled Hosseini.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna!
    Gosto de livros com a temática "Oriente" e por ser uma história real me chamou muito a atenção.Amei a capa e sua resenha está muito bem construida.
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. Ler o livro Com uma repulsa, mas com certeza um livro cheio de muitas coisas das quais as mulheres ainda sofrem diariamente em outras culturas. Casamentos forçados, filhos que não desejava ter, uma inocência acabada antes do tempo, mutilações sempre dolorosas e em nome de costumes dos quais nem elas entendem e pior, sem ter quem as acolha na hora da dor, pois suas famílias acreditam que fazem o certo. Esse livro com certeza me interessa, gosto de ler coisas fortes de me emocionar com as vidas dessas mulheres.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Eu não conhecia o livro, gostei da tematica, e é algo importante, que deve ser falado, fico triste ao ver como as mulheres são tratadas em algumas culturas, o livro não é o estilo no qual estou acostumada, mas fiquei interessada em conhecer.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. É uma obra que leria, ois gosto de saber sobre outras culturas, achei muito triste essa historia é revoltante saber que esse tipo de coisa existe, por mais que as mulheres estão ganhando mais liberdade ainda tem muito a mudar. É horrível saber que para o homem o filho tem que nascer homem machismo isso, se for menina nem ligam.

    ResponderExcluir
  9. Realmente essas mulheres devem sofrer demais, não tem direitos sobre o próprio corpo, isso é horrível.
    Algo deveria ser feito a respeito, pois é desumano.

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante o tema do livro. Em pleno século xxi e as mulheres do oriente médio ainda são tratadas como objeto. Pelo jeito ser princesa não alivia nada.

    ResponderExcluir
  11. *Quero ler este livro ! Já vi aqui que a Saraiva disponibiliza o mesmo em formato de e-book !
    Obrigada pela informação, queridas colaboradoras deste blogue ! Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. O livro aborda um tema pesado, creio eu. Infelizmente, é a realidade, é impossível imaginar como todas as mulheres que se tornam vítimas de todos os tipos de barbaridades em determinadas culturas onde tudo é visto como algo natural, conseguem aguentar e se sentem.
    Acho que não sei se teria estomago para ler o livro... Não sou exatamente a pessoa mais forte do mundo, sei que talvez chegaria um momento que os relatos ficariam assombrando minha mente, então por enquanto não me vejo lendo essa história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Também gosto muito de livros com esses temas polêmicos e de outras culturas.
    Pois apesar de ser supertriste, sempre refletimos mais, aprendemos até alguma forma de ajudar e tal. Queria poder fazer algo, mas não sei o que =(
    acho que o melhor é orar sempre por elas.
    Vou querer conferir esses liros, obrigado pela indicação!
    bjss

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------