Últimos Posts

23 agosto 2016

Novidades literárias! - Nº 26

Olá, leitores!

Mais novidades chegando para a alegria das nossas estantes, olhos e emoção!

Um importante – e necessário – registro histórico, riquíssimo em detalhes e ilustrações, que resgata e honra a memória da jovem Anne Frank e de seus familiares.
Consagrado como uma das principais obras do século XX, O diário de Anne Frank até hoje emociona leitores no mundo inteiro. Quase um século depois, no sótão da casa de Buddy Elias, primo de Anne Frank, em Basileia, foi encontrado um maço com mais de mil cartas, documentos e fotos – que dão ainda maior significado para a história da família e, ao mesmo tempo, colocam em evidência os relatos da própria Anne.
Narrada pela esposa de Buddy, Gerti Elias, e pela renomada Mirjam Pressler, “A História da Família de Anne Frank” tece um retrato envolvente e cativante de uma das mais famosas famílias judaicas vitimadas pelas atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Sentimentos e convicções multiplicam-se desde a primeira página, com a descrição das férias na casa dos Frank em Sils Maria, Alpes Suíços, no verão de 1935, onde a família, cujos membros viviam espalhados pelo continente europeu, reunia-se anualmente.

Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio

Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

Nova edição - Capa dura
Em 1849 Fiódor Dostoiévski vivenciou uma catástrofe pessoal: detido por motivos políticos, foi condenado a trabalhos forçados e perdeu seus direitos civis. Ficou recluso na chamada Casa dos mortos, presídio siberiano onde eram mantidos os criminosos mais temíveis da Rússia, e lá conheceu a degradação humana em todas as suas nuanças horripilantes. Em 1860, quando ia retomar a carreira literária ao término de sua pena, essas trágicas experiências inspiraram-lhe uma verdadeira obra-prima: ''Memórias da Casa dos mortos''. Estabelecendo neste livro um sutil paralelo entre a sua história íntima e a de tantas outras vítimas da cadeia russa, Dostoiévski inaugurou uma longa e caudalosa corrente de "memórias do cárcere" cujos representantes até hoje são direta ou indiretamente influenciados por ele.

Vencedora em 2013 do Costa Book Awards, prêmio literário voltado para autores britânicos e irlandeses, com o livro O fio da vida, Kate Atkinson conquista novamente a honraria este ano com Um Deus em ruínas. Lançamento da Globo Livros, o título é considerado pela autora o “companheiro” e não a continuação do primeiro.

O fio da vida ganhou prestígio mundial narrando a trajetória de Úrsula, a filha mais velha da casa, em um fascinante jogo com o tempo. Já neste novo livro, a escritora britânica percorre as diversas fases da trajetória do caçula Teddy, um aspirante a poeta que foi piloto durante a Segunda Guerra Mundial.

Um deus em ruínas retrata acontecimentos comuns na vida de qualquer pessoa, como as complexas relações familiares, as alegrias e as dores. Comovente e devastador, o romance mostra o poder infinito da ficção trazendo como pano de fundo a guerra e o sofrimento que ela causa mesmo nas pessoas que não vivenciaram os horrores nos campos de batalha.

Assim como em O fio da vida. Kate Atkinson visita a trajetória do protagonista desde sua infância até o dia de sua morte. Ela narra as aventuras de Teddy e seus irmãos durante os primeiros anos no interior da Inglaterra, a adolescência quando decide viajar a Europa e se tornar poeta, os atos de heroísmo e de amizade em meio aos horrores da Segunda Guerra, seu casamento e o abismo entre Teddy e a esposa causado por suas lembranças traumáticas dentro de seu bombardeiro, sua relação com a filha única, uma mulher que para ele sempre será um mistério, e sua amizade com os netos já no fim da vida, que compartilham com ele seus próprios dramas e angústias típicos dos jovens do século XXI. Indo e voltando no tempo a partir das lembranças do próprio Teddy, Kate Atkinson brinda os leitores com mais uma obra magistral que acompanha uma vida rica ao longo de um século de mudanças profundas.

"Diariamente, ao se preparar para ir à escola, Fonchito vê de sua casa um homem sentado no banco do parque, contemplando o mar. Intrigado, resolve ir ao seu encontro e perguntar o que ele procura ali, todas as manhãs. O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide compartilhar com Fonchito uma história muito antiga e... extraordinária. Assim, sempre antes de o ônibus da escola chegar, Fonchito ouve um novo capítulo das aventuras de um barco cheio de crianças que, desde a época das Cruzadas, singra os mares do mundo. Inspirado pelo conto A cruzada das crianças, de Marcel Schwob (1867-1905), Mario Vargas Llosa compõe uma bela ficção histórica com ecos de fábulas e mitos antigos. "

Fiquei  interessada em ler Memórias da Casa dos Mortos, O Barco das crianças e A História da família de Anne Frank.


Beijos!

Participe!

13 comentários:

  1. Olá!
    Bons lançamentos, com temas profundos e reflexivos. Me chamou a atenção a premissa de Doadores de Sono e Memórias da Casa dos Mortos. Os demais, aguardo resenhas. Obrigada pelas dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Doadores de sono me chamou atenção. Gostei da sinopse dele.
    O barco das crianças também gostei. Brincar com fábulas e mitos deve ter deixado ele bem interessante. O da Anne Frank já tem um apelo só pela personalidade, mas aí teria que ver como é o estilo do livro, se fica bom de ler ou tem muitos fatos ou coisas assim. Como é o texto, sabe...espero ver resenhas dele.

    ResponderExcluir
  3. Não sei, mas acho que ultimamente estão saindo muitos títulos entrando na onda Anne Frank, não curto muito. Os demais parecem serem bons

    ResponderExcluir
  4. Oiee,
    Os lançamentos parecem ser bacanas, mas o único que me interessou foi o livro O barco das crianças, amei a capa e gostei do enredo, sobre o senhor contar todo dia uma nova historia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. È tanto livro vinculado ao nome de Anne Frank que as vezes eu me pergunto se ela só escreveu um diário...
    o lançamento que mais me chamou atenção foi O barco das crianças.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de vários lançamentos desta lista, vou esperar sair resenhas a respeito deles e ver se me agradam ou não.

    ResponderExcluir
  7. Doadores de sono parece ser ótimo! O barco das crianças também. Olha a minha lista aumentando mais um pouquinho!

    ResponderExcluir
  8. Novidades chegando para tristeza do nosso bolso kkkk. Ainda não li o diário de Anne Frank e nem outro livro que fale dela, mas tenho muita vontade de ler. Doadores do sono parece ser bem interessante essas doações dos sonhadores para os insones isso é possível, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna! !
    Gostei bastante dos livros Memórias da casa dos mortos e O barco das crianças.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  10. Eu já adorei esse livro com esse título fofo: O barco das crianças, e me percebi que queria estar junto desse velhinho ouvindo suas histórias como um conto sem fim, apenas pelo fato de ter a companhia de alguém a me contar belas histórias. Os outros eu não me interessei tanto!

    ResponderExcluir
  11. São ótimos lançamentos, difícil escolher um. Gostei de O barco das crianças, Doadores de sono e Memórias da Casa dos mortos.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Todos os lançamentos parecem ser ótimos, mas esperarei as resenhas deles antes de colocá-los na lista, espero que meu interesse aumente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. O barco das crianças e esse da Anne Frank, ah, quero pra já!!!
    Mas também fiquei curiosa por Memórias da casa dos mortes e Doadores do sono.
    Capas lindérrimas!!
    bjss

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------