Últimos Posts

26 outubro 2017

Julián Fuks vence o Prêmio José Saramago!


“Meu irmão é adotado, mas não posso e não quero dizer que meu irmão é adotado.”, escreve, logo na primeira linha, Sebastián, narrador deste romance. Como em diversas obras que tematizam a Guerra Suja — o regime de terror inaugurado em 1976 na Argentina —, A resistência envereda pela memória pessoal e nacional.

Sebastién é o filho mais novo, e seu irmão adotado, o primogênito de um casal de psicanalistas argentinos que logo buscarão exílio no Brasil. Os pais conhecem bem as teorias sobre filhos adotados e biológicos (Winnicott, em especial), mas a vida é diferente da bibliografia especializada. Cabe então ao narrador o exame desse passado violento e a reescritura do enredo familiar. O resultado, uma prosa a um só tempo lírica e ensaística, lembra belos filmes platinos como O segredo dos seus olhos.


Lançado em 2015, foi eleito o Livro do Ano de ficção pelo Prêmio Jabuti e ficou também com o segundo lugar no Oceanos (antigo Portugal Telecom). Agora, ele coloca mais uma importante premiação na sua lista: o Prêmio José Saramago.

Criada em 1999 e entregue a cada 2 anos, a premiação já elegeu nomes como Adriana Lisboa, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe, e é destinado a jovens escritores, com menos de 35 anos.

Em A resistência, Julián Fuks apresenta uma expedição pessoal ao passado - político e emocional - de uma família latino-americana às voltas com uma feroz ditadura e com a agridoce experiência do exílio. 
Para Ana Paula Tavares, membro do júri do Prêmio José Saramago, "o livro de Julián Fuks é uma história com várias histórias dentro e o ato de narrar desvela o nó das convergências que só se percebe pelo alinhamento da palavra em torno do que diz e do que esconde esse pacto da memória que toda a família transporta e passa de geração em geração". 
Já para António Mega Ferreira, que também compõe o júri, "há tantas coisas neste curto romance, tantas e tão desafiantes, que, às vezes, parece que a narrativa vai implodir. Mas não: com mestria literária notável, o autor suspende os momentos suscetíveis de desencadear as catástrofes à beira de qualquer desenlace, porque o romance não deve ser mais cruel do que a vida".

Adquira o livro: http://amzn.to/2zRbUn5

Booktrailer


Adquiri  recentemente este livro, está inclusive no último vídeo de Novidades na Estante. Agora a expectativa para a leitura aumenta ainda mais, pois os comentários que vi sobre esta obra são realmente entusiasmados! 

Beijos e boas leituras!





12 comentários:

  1. Eu não conhecia este livro, gosto de livros de ficção.
    Bem legais os prêmios recebidos por este livro, ele parece ser bom.

    ResponderExcluir
  2. Legal saber do prêmio destinado para aqueles com menos de 35 anos, bem jovens e vou esperar sua resenha, já que você já tem e ficou empolgada *__*

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber os prémios recebidos por este livro! Não conhecia, mas gostei de saber mais um pouco dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bom mesmo. Não sabia dele e confesso que não sou muito chegada ao gênero, porém sempre gosto de diversificar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anna!
    Orgulho em ver mais um autor nacional tendo destaque e reconhecimento.
    Ganhar o Jabuti não é mole não!
    Parabéns para ele e que venham mais e mais prêmios.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.” (George Lord Byron)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna!!
    Não conhecia esse prêmio José Saramago mas acho muito importante para o reconhecimento dos que ganham esse prêmio. E também não conhecia esse livro mas achei bem interessante a estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor, achei muito legal ele ter ganhado o prêmio não deve ser fácil, mas mostra o talento nacional. Parece ser um livro interessante e também triste, pelos prêmios deve valer muito a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anna!
    Como leitora de livros nacionais fico feliz e muito orgulhosa quando eles são reconhecidos! Não conhecia o Prêmio José Saramago, mas deve ser uma honra recebê-lo, né?!...
    Apesar de A resistência não fazer parte do meu estilo de leitura vou ficar aguardado sua resenha sobre ele, quem sabe eu acabe me interessado e decida lê-lo?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Que demais saber sobre notícias assim, isso agrega demais ao autor e aos leitores!!!Ainda não conhecia o livro. Mas ficarei na expectativa por tua resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei mais ansiosa pela sua resenha de A resistência...eu não sabia sobre esse prêmio,mas com certeza foi merecido..Parabéns Julián Fuks! Muito sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia sobre o prêmio, e também, confesso, não conhecia o livro.
    Mas achei muito interessante.
    Tô curiosa realmente.
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas deve ser muito bom para ganhar o prêmio Jabuti.
    É tão bom ver autores brasileiros ganhando destaque *-*
    Prêmio José Saramago... não sabia que existia esse prêmio. O autor deve ter ficado muito feliz *-*

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------