Últimos Posts

23 maio 2016

Resenha: Inverso - Karen Alvares


Autora: Karen Alvares

Editora: Draco
Ano: 2015
Páginas: 136

Sinopse:
E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?

Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.

Resenha:
Inverso. Em algum momento aquela superfície lisa e polida, borbulhava, refletindo a simetria do oposto, Megan, Megami. “Não era a imagem de Megan que a olhava de volta no espelho. Era a imagem de quem ela deveria ser.” 

Essa é a história de Megan, uma garota de 14 anos, que acabou de perder a mãe. E sua família, o pai e a irmã mais nova, Renato e Mina, assim conhecida, iniciam um capitulo de mudança. Escolher um novo lar. “Tudo era novo. E branco”. 

Em uma manhã, filha e pai combinam de fazer a tão esperada limpeza nos itens que pertenciam a sua mãe, Marina. “Havia toda uma vida ali, rabiscada em papeis”, lembranças de sua mãe. Lá estava, desgastado pelo tempo, brancas rosas que percorriam capa e lombada, “Esse diário pertence a Marina Pereira Miyamoto 2009”. Megan não lembrava de sua existência, mas aquele caderno pertenceu a sua mãe. Uma caligrafia que tinha pressa, “Não leia essas páginas”. A garota pode sentir suas mãos tremulas, confusa com o que as palavras representavam. Mas com a certeza que ali estava uma parte de sua mãe, seus sentimentos, suas palavras, “o cheiro que parecia exalar através daquelas páginas.” 

Megan só pode guardá-lo. Pensava no diário, no espelho do quarto de seu pai, cujo reflexo desafiava seu entendimento. Sendo “forçada a mergulhar em suas profundezas brilhantes e desconhecidas”. Uma felicidade quase insana e do avesso, quase um tumor, maligno com nome: Megami.

Inverso é um romance da autora brasileira Karen Alvares, mesma autora de Alameda dos Pesadelos (2014), seu livro mais conhecido. Em seu enredo cria um suspense entre Megan e Megami, como sua vida deveria ser. E o que representa essas comparações. Embora seja um livro de leitura rápida e que possa manter nosso interesse em desvendá-lo, considero a história morna, não entrará para os meus preferidos do ano.  O desfecho não acompanhou minha expectativa com o decorrer da história, e acredito que terá continuação. Mas como já li avaliações positivas sobre a obra, quem tenha interesse deve desfrutá-la.  




Top Comentarista




21 comentários:

  1. Obrigada pela resenha, Paula! :)
    Inverso terá sim uma continuação. Reverso sai em breve pela Editora Draco!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Parabéns pelo livro!! Fiquei imaginando o que representaria essa relação Megan e Megami com o desfecho da história de Marina. E aguardo a continuação para saber, isso despertou minha curiosidade. Bjos!!

      Excluir
  2. Olá,
    Eu acho a premissa desse livro super legal!
    Um espelho onde as pessoas enxergam um mundo perfeito.. Deve ser bem interessante!
    Pena que não superou todas as suas expectativas. Mas está na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuanne! Se gostou da premissa, então vale a pena aproveitar a obra! Abraços!!!

      Excluir
  3. Oi Paula.
    Fiquei bem curiosa para ler esse livro, a premissa é bem interessante o que despertou muito a Minh curiosidade, quero muito saber que desfecho o livro irá tomar, e tudo mais, ansiosa.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marlene! Acredito que quando ler esse livro o desfecho te deixará mais curiosa ainda.

      Excluir
  4. Essa autora tem chamado muito minha atenção e tbm já vi muitas criticas boas sobre ela.
    Espero ler alguma obra dela em breve, amei sua resenha!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lorena! Também li criticas positivas sobre a Karen e essa obra, tomara que leia algum livro dela em breve, e depois diga o que achou.
      bjos!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, parece ser uma historia bem interessante gostei de como a autora cria o enrendo que acaba chamando atenção do leitor, mas ainda não sei se é uma leitura que irei fazer !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Eu não conhecia as obras da autora, e iniciei por essa, acredito que tenha os pontos positivos e os que não gostei tanto.

      Excluir
  7. Tenho muuita vontade de ler esse livro!!
    Parece ser bem tenso e dramático, além de muito original.
    Quero ler assim que possível.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! No desenrolar eu já não achei tenso e dramático, mesmo assim, algumas abordagens sobre o enredo me deixaram curiosa. bjos!

      Excluir
  8. Oi Paula!
    Apesar de ser uma autora brasileira não conhecia ela e sua obra, achei o enredo bem interessante, porem não consegui me animar o suficiente para ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Vivian! Pra mim foi uma experiência nova, já que não conhecia a autora também. Alguns momentos achei o enredo moroso e repetitivo, mas valeu a pena experimentar. Fiquei curiosa para o desfecho, mesmo que tenha ficado um ramo para continuação.
      bjs

      Excluir
  9. Sua resenha está muito boa, eu estou a algum tempo querendo ler este livro, acredito que a história seja muito boa, espero gostar da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariele!! Quando ler, nos conte o que achou. Bjs!!

      Excluir
  10. Essa premissa é interessante, abordar um outro mundo através do reflexo do espelho, o diário da mãe que é uma coisa nova e pelo jeito cheia de segredos, pena que a autora pecou um pouco ao desenvolver seu enredo e pensou em uma continuação, acredito que se tivesse algumas páginas a mais o final teria sido melhor trabalhado e assim encerraria o livro em apenas um volume, pretendo dar uma chance em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David! Eu fiquei bem interessada pelo diário da mãe, queria continuar lendo. E por mim também preferia mais algumas páginas desenvolvendo o enredo para um único volume.

      Excluir
  11. Oi Paula!
    Só descobri que o livro teria uma continuação quando cheguei ao fim, o que me deixou roendo as unhas haha fiquei bem curiosa sobre o tal espelho, as vozes que Megan ouviu e principalmente o diário!
    Reverso já foi lançado, mas ainda não pude adquiri-lo.
    Ah, e Alameda dos pesadelos é incrível <3 <3 <3 gostei tanto que mandei fazer um mini-livro dele pra mim!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kemmy! Também só percebi a continuação no final, e estava cheia de curiosidade sobre o que representa Megami e a continuação do diário. Quero ler Reverso, estou curiosa para saber se o que imaginei ficou próximo ou longe do desfecho.
      E que legal sobre o mini-livro!!! Aproveitei e dei uma espiadinha na sua resenha, gostei Kemmy!!

      Bjos!!

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------