Últimos Posts

17 maio 2014

Resenha - Passarinha



Autora: Kathryn Erskine
Editora Valentina
Páginas: 224
Ano: 2013

Sinopse:

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


Resenha:

Simplesmente maravilhoso! Tocante, sensível e único!

Um livro que me fez rir e chorar!

A história é contada sobre a perspectiva de Caitlin, garota de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger. Como característica dos portadores desta síndrome, a interpretação do que se vê e do que é dito é feita de forma literal, sem sarcasmos, ironias ou analogias e também há a dificuldade de contato físico ou através do olhar.
“Às vezes eu leio os mesmos livros uma vez atrás da outra. O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam... Livros não são como pessoas. Livros são seguros”.
Ela vive com seu pai, o difícil momento de luto pelo assassinato de seu único irmão Devon. Perceber a diferença desta experiência para cada um deles é muito interessante. O pai sofre a perda brutal e violenta de um filho e Caitlin perde seu irmão Devon que era seu apoio e auxílio para a compreensão das coisas. 

A forma como Caitlin procura se adaptar à escola, situações sociais e se comunicar com os outros nos traz um grande aprendizado, praticamente impossível não se apaixonar por ela. Fiquei dias com frases e pensamentos dela em minha mente!
“A gente não deve sorrir quando faz alguma coisa errada porque um sorriso é para mostrar que a gente está sendo legal. Eu gostaria que as pessoas seguissem o Quadro de Expressões Faciais como deveriam”.
Um livro imperdível, escrito de forma talentosa, criativa e inteligente, fundamental para principalmente compreender e respeitar as diferenças e necessidades individuais! Importante para o entendimento das particularidades da síndrome. Recomendo muito a leitura! Amei!

Não dá para encerrar esta opinião sem comentar o belíssimo trabalho da capa, a diagramação e todos os detalhes do livro. Parabéns à editora Valentina!

Livro com diversos prêmios, inclusive vencedor do National Book Award 2010.



Beijos e boas leituras!

Annamaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------