Últimos Posts

02 maio 2014

Resenha - Nada - Janne Teller


Autora: Janne Teller
Editora: Record
Páginas: 2013
Ano: 128

Coloquei a sinopse, mas recomendo não fazer a leitura, explico logo abaixo na resenha!

Sinopse:
“Nada importa.” “Você começa a morrer no instante em que nasce.” Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado.
A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, um hamster de estimação... Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude.
Após grande aclamação da crítica e inúmeros prêmios, Nada é considerado um clássico moderno, tendo vendido cerca de 240 mil exemplares na Alemanha e com direitos de tradução para 22 países. Printz Honor de 2011.

Resenha:

Título curto, livro também curto, mas que faz pensar! 

Minha resenha será breve por precaução! Não quero passar nenhuma informação que revele o cerne do livro, pois foi assim que li, sem saber do que se tratava e sem ler a sinopse! Bem ao meu estilo de leitura, sempre que é possível, inicio um livro completamente no “escuro” sem saber NADA do que se trata. 
No caso deste livro, de título no mínimo curioso “NADA”, foi um tiro de “bazuka no escuro”, pois a capa me dava a impressão de uma leitura completamente diferente, tanto no estilo, público alvo e faixa etária. Me surpreendeu, pois não era NADA do que eu pensei! NADA mesmo!!! Olha não estou fazendo trocadilho com o título! Rs rs rs!!! 
Uma história que aparentemente começa como algo despretensioso, revelando o dia-a-dia de um grupo de adolescentes que estudam na mesma escola e sala. 
Eis que algo começa a incomodar! A forma como Pierre Anthon passa a encarar a vida, seus pensamentos, seu comportamento e o que ele diz aos colegas! 
Algo que parece se desenrolar no mero cotidiano de companheiros de escola, mas quando encerrei a leitura percebi a dimensão que se tornou! 
O livro nos leva a pensar, inicialmente em algo simples, mas por ser assim não significa que seja de pouca importância, afinal, o verdadeiro significado da vida e da felicidade não encontramos nas coisas simples? 

A simplicidade pode possuir um profundo sentido filosófico!
“Uma ameixeira tem muitos galhos.
Muitos galhos infinitos.
Galhos infinitos demais”.
Leia! Recomendo muito!

Avaliação



Beijos e  boa leitura!

Annamaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------