Últimos Posts

09 setembro 2016

Resenha: Eu sobrevivi ao Holocausto - Nanette Blitz Konig


Autora: Nanette Blitz Konig
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2015
Páginas: 192
Sinopse:
Como sobreviver a um campo de concentração? Estaria essa sobrevivência condicionada ao acaso do destino? Em um emocionante relato, Nanette Blitz Konig conta a história de um período em que ela e milhões de judeus foram entregues à própria sorte com a mínima chance de sobrevivência. Colega de classe de Anne Frank no colégio, Nanette teve a juventude roubada e perdeu a crença na inocência humana quando esteve diante da morte diversas vezes – situações em que fora colocada em virtude da brutalidade incompreensível dos nazistas. Hoje, aos 86 anos, Nanette vive no Brasil e expõe suas lembranças mais traumáticas aos leitores. As cenas vivenciadas por ela fizeram os mais experientes oficiais de guerra, acostumados a todos os horrores possíveis, chorarem ao tomar conhecimento. Em uma luta diária pela sobrevivência, Nanette deveria suportar o insuportável para manter-se viva. Através de um depoimento ao mesmo tempo sensível e brutal, ela questiona a capacidade de compaixão do ser humano, alertando o mundo sobre a necessidade urgente da tolerância entre os homens.

Impressões sobre o livro
Ainda não é inscrito no canal? Clique AQUI


Boas leituras!



11 comentários:

  1. Olá flor eu gosto muito quando você faz esse tipo de videoresenha, pois geralmente são livros muito densos, dos quais eu não tenho acesso (aqui nunca chega esse tipo de livro) e com muita emoção. É muito fácil ler um livro e resenhá-lo, mas fazer como você faz, com uma verdade de cada linha lida, é muito muito mais bonito. E só de pensar que você foi na Bienal e conseguiu estar pertinho da autora, ai que tudooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando como deve ter sido a vida das pessoas que presenciaram essa situação do Holocausto. Nunca li nada a respeito, principalmente porque eu sou uma pessoa muito fraca pra esse tipo de coisa, ainda mais quando é "fatos reais". Esse talvez eu tenha mais estômago, já que não tem muitos detalhes e tudo mais. Gostei demais do vídeo, mesmo sem ler o livro já dá pra saber o quão tocante ele é.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei esse livro bem interessante por ser mais uma visão do assunto. É bom ver mais relatos desse período e ele parece ser tão brutal e intenso como outros que vejo por aí. Faz pensar e talvez questionar a nossa própria fé nas pessoas. É cada coisa horrível e inconcebível, não dá pra imaginar mesmo. Mas a gente tenta ao menos entender o que as vítimas ou pessoas próximas passaram e esse livro pode dar uma boa esclarecida por esse lado. Acho que iria gostar de ler.

    ResponderExcluir
  4. Realmente deve ser uma historia muito comovente e tocante, pois quando lemos historias desse tipo sofridas e que realmente aconteceram nós ficamos muito sensíveis e se perguntando e se fosse com a gente será e conseguiríamos continuar nossas vidas depois de tudo.

    ResponderExcluir
  5. Anna!
    O holocausto é um assunto que muito me interessa, ainda mais sendo um relato de alguém que viveu todas as auguras dele.
    Imagino como deve ter sido difícil trazer de volta as emoções vividas naquela época.
    Ela é uma sobrevivente de várias formas.
    E saber sobre o depois é ainda mais emocionante, porque ela teve de tocar a vida, mesmo com as sequelas físicas e psicológicas de tudo que passou.
    Deve ser um livro excepcional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. OI..
    Ainda nao conhecia o livro mas tenho bastante interesse por parecer ser bastante interessante e emocionante e apesar da tristeza que ele carrega,gosto bastante de livros que servem de exemplo pra que a história não se repita,mesmo que a historia seja tao triste,não consigo nem imaginar como deve ter sido viver esse pesadelo,o ser humano é o pior tipo de ser que existe por fazer um tipo de coisa dessas..otima resenha..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, ele pelo visto tem uma carga emocional muito forte, pois fico pensando o que as pessoas passaram nessa época, ainda não li nem o diário de Anne Frank, mas pretendo ler assim que tiver a oportunidade.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi! Obrigada pela resenha! Já acho tão triste ler Anne Frank, que retrata aquela época mas não aprofunda tanto nas histórias triste da guerra, este com fatos passados por ela deve ser muito tocante! Estou com você sobre o respeito a essas histórias, ao que essas pessoas passaram. Deve ter sido muito difícil pra ela relembrar tais coisas, por isso deve ter tanta emoção no livro. E que legal você ter se encontrado com ela, ainda mais depois de ter lido sobre sua história!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho esse tipo de leitura tão triste. Já tentei livros de guerra, livros que relatam o sofrimento sofrido mas eu não consigo. Eu fico muito abalada com essas historias.
    Eu concordo com o que você falou sobre como é difícil para a autora escrever sobre o que aconteceu, acredito que a cada pagina seria como se ela vivesse aquilo novamente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna
    Gosto muito desse tipo de leitura,é forte e triste mas me atrai muito,prendem minha atenção.
    Gostei muito da sua resenha e do vídeo também..
    Bjão.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de livros sobre o holocausto, e esse parece ser de emocionar!
    Estou até com medo de lê-lo, rs
    Mas acho muito necessário lermos esses livros, por mais tristes que sejam, pois nos ensinam muito.
    bjs

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------