Autora: Amanda Oliveira
Editora: Novo Século
Ano: 2016
Páginas: 144
Exemplar cedido pela autora para resenha
Sinopse
A maioria das pessoas, por mais diferentes que sejam, querem ter uma vida tranquila, realizar seus sonhos e, principalmente, ter o direito de escolher como viver, sem a interferência de acontecimentos dolorosos e violentos que batem à nossa porta todos os dias, seja através do noticiário da TV, seja nos cercando na esquina de uma rua qualquer. Este livro é um relato pessoal de Amanda Oliveira, uma jovem comum que, no auge de sua vida, experimentou a dor, o desespero e a solidão amarga que só quem vive conhece. Em questão de minutos, viu o seu belo mundo entrar em ruínas por conta da violência gratuita e de toda a negligência que sofreu. O intuito dessa história real não é oferecer ao leitor um manual de como superar adversidades ou traumas, tampouco uma receita de bolo para a felicidade; a vida é complexa demais e a reação de cada ser humano diante dos problemas é diferente. O objetivo, na verdade, é contar que é possível reconstruir a vida, mesmo quando tudo parece estar perdido, e inspirar cada pessoa a ser sempre o melhor que pode ser. No final, se abrirmos bem os olhos, poderemos aprender que perder é ganhar.
Resenha
Este livro traz a história da própria autora, Amanda Oliveira, acadêmica de Psicologia, que aos 19 anos, num ato brutal em uma fração de segundos, o destino altera sem pedir permissão, sua rotina, seu trabalho, estudos e principalmente sua noção de Eu.
"Eu mudava de humor com muita facilidade e tinha dificuldades para controlar meus impulsos de isolamento. Parecia que eu tinha acabado de ser apresentada a mim mesma e estava me conhecendo melhor, o problema é que eu não gostava desse novo "eu" e, diferentemente dos relacionamentos com outras pessoas, das quais simplesmente nos afastamos quando não gostamos, eu não tinha essa opção."
Não bastasse sofrer com tal ato, foi aos poucos estilhaçada pela atitude de algumas pessoas, pelos desdobramentos e consequência deste dia aterrador.
Mesmo com todo o apoio da família, sentia-se incompreendida e solitária, afinal o enfrentamento de cada condição e situações era pessoal.
"Passei a me isolar mais e o sentimento de revolta crescia sem que eu pudesse contê-lo. Vivia angustiada e acuada, eu sentia uma necessidade de me defender de tudo e de todos a todo momento, e com isso me tranquei no meu mundo em ruínas."
Já pensaram que de repente, sua vida vira de cabeça pra baixo, surgem dificuldades que você nunca enfrentou e principalmente pensamentos e emoções que não sabe lidar?
"Ninguém nunca entenderá como eu me sentia, pois muitas vezes nem mesmo eu entendia completamente. Era um misto de dor intensa no peito, uma revolta que chegava a me sufocar, uma raiva tão grande, que me fazia devanear atrocidades acontecendo com todas aquelas pessoas que me fizeram mal, acompanhadas de uma intensa frustração por serem só pensamentos."
Admiro a força da autora na jornada de superação para se reerguer e retomar seus sonhos e projetos, por conseguir escrever este livro, onde precisou relembrar e organizar cada detalhe e momeno vivido, algo muito difícil pois cada memória traz seu peso emocional e principalmente por revelar sua vulnerabilidade, temores e sentimentos abrigados em sua alma.
"A gente acha que se conhece, mas mal sabemos que somos capazes de esconder muitas coias "embaixo do tapete", simplesmente porque talvez algo dentro de nós já sabe que aquilo doeria muito se estivesse escancarado."
Agradeço a Amanda Oliveira a oportunidade de conhecer esta parcela tão importante de sua história pessoal!
Um livro de escrita sensível, clara e fluida, que aborda temas como violência, medo, auto-conhecimento, adversidades, dor, angústia, revolta, superação e limites pessoais. Recomendo muito!
Não posso deixar de comentar sobre a capa do livro, simplesmente belíssima!
Nascida na cidade de São Paulo, é psicóloga, Master Coach, gestora de Recursos Humanos e palestrante motivacional. É coautora dos livros Coaching nas empresas – estratégias de coaching para o ambiente corporativo e Por que sou coach?. Sua trajetória profissional é baseada em sua missão de vida – inspirar as pessoas a viverem o melhor que elas podem ser, por meio do life coaching e de suas palestras motivacionais com foco na superação de limites.
Beijos!
Não sei se é o tipo de liro que leria normalmente, mas achei muito legal essa questão da força e superação dela pra começar de novo e fico imaginando como foi escrever um livro assim. Deve ser bem pesado relembrar certas coisas, mexe muito com o emocional.
ResponderExcluirPra quem já gosta de histórias do tipo pode ser um ótimo livro.
Oi, Cristiane!
ExcluirNeste livro nos sentimos muito próximos da autora, de sua vivência e emoções, um livro difícil de largar, recomendo!
Boas leituras!
Anna
É um livro de biografia assim com relatos ou a autora coloca a própria história como ficção? Enfim, qualquer um dos dois, parece ser bem emocionante. É tão legal quando nos sentimos tão próximos do autor, não é? Queria conhecer o livro.
ResponderExcluirUm abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Oi, Eduarda!
ResponderExcluirO livro traz a vida da autora, em uma jornada difícil, onde mergulhamos em seus pensamentos e emoções. Recomendo muito!
Beijos e boas leituras!
Anna
É muito interessante e ao mesmo tempo triste ler sobre historias que realmente aconteceram, ficar imaginando que certos tipos de coisas revoltantes aconteceram enquanto lemos é cruel e ao mesmo tempo um alerta para a sociedade. Gostaria de ler a historia e saber mais sobre o que aconeceu e como ela conseguiu superar.
ResponderExcluirEu li algumas resenhas sobre esse livro e logo pensei: tenho de ler, porque adoro livros que de certa forma retratam coisas reais onde os personagens narram a dura realidade que muitas pessoas passam, isso nos ensina muita coisa dentre elas nunca ficar calados diante das injustiças, ser uma pessoa melhor e agradecer sempre pelo que temos. Eu quero muito ler, sua resenha está simples e muito tocante!
ResponderExcluirAnna!
ResponderExcluirMe emociono muito quando leio livros de superação, porque me identifico demais.
É que já passei (e passo) por tantas situações difíceis e acabo sempre encontrando uma forma de superar e de não me deixar abalar por muito tempo, que tenho a maior admiração por quem consegue colocar sua experiência no papel e de alguma forma consegue ajudar outras pessoas.
Desejo sucesso para autora.
“A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Oiee,
ResponderExcluirO livro pelo visto é bem profundo, já que ele se trata do autoconhecimento, violencia, medo, fiquei interessada em conhecer o livro, e gente essa capa é muito linda.
Beijos *-*
OI..
ResponderExcluirParece ser uma estoria bem profunda e interessante ,mas sinceramente nao me atraiu o livro acho que por nao gostar muito de "autobiografias",mesmo que seja uma de volta por cima ,de enfrentar dificuldades,ainda assim nao me atrai..
Um abraço e muito sucesso :)
Parece ser um livro muito interessante, a autora esta de parabéns por ter escrever a violência que ela vivou. Imagino como deve ter sido difícil contar essa historia e ter que revive-la a cada pagina.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e me deixou ainda maais curiosa/ansiosa para ler esse livro que acredito deva ser quase um Diário da própria Amanda contando seus momentos mais difíceis e cruéis.
ResponderExcluirBjão.
Olá!
ResponderExcluirA história de vida dela parece ser muito tocante, embora eu não saiba ao certo o que aconteceu. As vezes ficamos tristes com momentos ruins, mas nesse livro parece que a autora passou isso em forma de coragem e superação. Com certeza deve ser muito bonito!
E a capa realmente é linda!!
Quero muito mesmo ler esse livro!
ResponderExcluirParece ser incrível!
Com uma história bem emocionante e realística.
Apesar de triste, posso perceber pelas resenhas positivas que li, que a autora cresce muito e traz muita superação e força com sua história.
bjs