Últimos Posts

03 maio 2015

Resenha - Na Escuridão dos Dias - Cristina Deutsch

Autora: Cristina Deutsch
Ano: 2015
Páginas: 207

Sinopse:

Na Escuridão Dos Dias - ” Na escuridão dos dias” é uma ficção histórica que traz como cenário a Guerra de Secessão da Iugoslávia. Quando nacionalistas tentaram impedir que a Bósnia-Herzegovina se separasse do que restou da antiga Iugoslávia em Abril de 1992. Milla, uma menina ruiva e Sardenta, ainda tão pequena precisou conviver com os martírios causados por esse evento. Ao findar a fase sangrenta em seus país ela percebe que sua vida não seria mais como antes, ao conhecer a omissão e deslealdade. Alguns anos se passaram e Milla já adulta encontra o que toda mulher sonha: o grande amor da sua vida, e com Fatin viverá uma paixão que terá altos e baixos, e descobrirá no momento certo toda a verdade sobre seu passado, e essa revelação mudará suas prioridades.

Uma historia de ganância,ambição,luta e jogo de poderes; Através da ficção,o livro levanta o véu que manteve Milla e todo os muçulmanos sem direito a identidade e uma vida digna, e serve de alerta para as novas gerações: a liberdade é o maior bem para todos e especial para aqueles que sobreviveram a escuridão dos dias “



Resenha:

O livro traz o momento histórico da guerra para a independência da Bósnia-Herzegovina que é verídico, mas os personagens são criação da autora.

No início desta história, acompanhei a vida de Milla durante sua infãncia, em período de guerra, vivendo uma experiência muito dolorosa, de grandes sequelas emocionais e perdas profundas.

Este momento do livro foi denso, com períodos bem difíceis a toda sua família, onde foi desnudada uma faceta terrível do que a violência humana é capaz de produzir e de perdas profundas.

"A guerra existe e por um motivo o qual não entendo as pessoas estão dispostas a sacrificar a vida dos outros custe o que custar por um ideal, os resultados de três anos e meio de tortura, ainda está presente nos olhares tristes e desconfiados de seu povo..."

Na vida adulta, me encantei por Milla ainda mais, já que a leitura permitiu mergulhar nas profundezas de seu sentimentos e emoções, com toda a insegurança e conflitos que são pertinentes ao ser humano, principalmente nas difíceis situações de escolha. Em vários momentos, seu comportamento se mostrou rígido e desconfiado, talvez fruto do período de guerra, das atitudes de sua família ou pelo temor da nova realidade que se descortinará para seu futuro.

Nesta segunda fase do livro, o ritmo de  leitura se tornou ainda mais ágil, com o surgimento de um novo contexto na narrativa, permeado de tensão e mistério.

"...talvez tenha sido necessário passar por um testemunho tão negativo para eu descobrir o quanto sou forte."


A escrita da autora é intensa, sob o ponto de vista de Milla, repleta de reflexões da personagem e isto me agradou muito! A protagonista é forte, transmite seus valores e princípios, veracidade e envolvimento.

A história me fez ansiar pelo desfecho, sentindo toda sua a apreensão, angústia e dificuldades! Por apresentar situações distintas nas diferentes épocas em que o livro se passa, há um dinamismo muito interessante. Recomendo muito a leitura!

Agradeço imensamente a Cristina Deutsch pela parceria e oportunidade de conhecer este livro. Adorei!

A capa não poderia deixar de comentar, que trabalho belíssimo!!!


Autora

Cristina Deutsch nasceu em Petrópolis/RJ e reside na Alemanha desde 1995 com sua filha e sua neta. A autora participou de vários concursos literários nos quais sempre teve seus contos ou crônicas publicados em coletâneas. Cristina é graduada em Comunicação Social e escreveu até o presente momento seis livros infantis e sete romances destinados ao público jovem adulto. Publicados foram sua autobiografia intitulado “O Eu Esquecido” e os romances “Águas Lindas e O Sexto Sentido” os exemplares impressos foram todos vendidos e por isso esgotados. A autora não gostou nem se empolgou com o resultado, ao contrário, por isso dedicou-se a escrever reflexões, citações e frases, contos…com intuito de se aprimorar intelectualmente para então futuramente publicar livros que venham alcançar uma boa impressão aos leitores. Aguardem, pois a escritora promete que muitas novidades estão por vir. Atualmente participou do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 e teve seu conto “Desatino” premiado.

Book trailer

Beijos e boas leituras!!!








8 comentários:

  1. Anna!
    Sou totalmente arrebatada por thrillers psicológicos, principalmente ambientados em guerras, porque são sempre enriquecedores para nós em termos de aprendizado.
    Nossa! Fiquei tão desarvorada por acompanhar tudo que aconteceu com Milla durante e principalmente pós guerra.
    Desejo uma semana de concretizações pessoais!
    “Compartilhar é uma das maiores qualidades espirituais. O milagre é que quanto mais você compartilha sua felicidade, mais você tem.” (Osho)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!!!
      Este livro surpreende não é mesmo! Foi uma surpresa maravilhosa! Leitura que me envolveu muito!!!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  2. Anna, que capa e que história!
    Gosto de histórias que mesclam com fatos verídicos, pois acabam fazendo com que a gente se envolva mais na narrativa.
    Eu gostei muito do que você falou e fiquei com vontade de saber mais sobre a história. O que acontece? E o romance?

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Se eu contar estraga a surpresa, kkk!
      Recomendo a leitura, muito envolvente!!!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  3. gostei do livro, achei ele bem interessante e a capa é linda, confesso que nao tinha ainda ouvido falar deles nem da autora mais ja gostei e fiquei bem curiosa pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoelle!!
      O livro me surpreendeu, posso dizer que se divide em duas partes distintas e isto me agradou muito por acompanhar a trajetória da protagonista em diferentes momentos, recomendo!

      Beijos,
      Anna

      Excluir
  4. Pela capa, achei que se tratasse de um livro meio sobrenatural, meio gótico, acredita? Rs. Errei feio. De qualquer forma, é uma capa muito bonita!
    Lendo a sinopse e a resenha, lembrei de O diário de Anne Frank. Você já leu? Tem alguns elementos parecidos, né :)
    Adorei os quotes que você selecionou!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kemmy!
      Já li o diário de Anne Frank, mas faz muitos anos, quero reler! Apesar de ambos terem a temática de guerra são bem distintos até porque neste livro a protagonista era criança neste período e no diário, a Anne Frank é adolescente. Há outros diferenciais!
      Obrigada!!!

      Beijos!
      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------