Últimos Posts

02 fevereiro 2014

Resenha - O Pianista


Autor - Wladyslaw Szpilman
Editora: Record
Ano: 2003
Páginas: 237

Sinopse:


Neste livro, jovem e talentoso pianista, recupera suas memórias e as de seus parentes no Gueto de Varsóvia, durante a Segunda Guerra. O autor narra a deportação e morte de toda a sua família, construindo um documento emocionante sobre o Holocausto. Roman Polanski se inspirou no livro para digirir o filme homônimo, vencedor do festival de Cannes.

Resenha:


O livro revela de forma impressionante a história verídica do pianista e compositor polonês Wladyslaw Szpilman em sua luta por sobrevivência no Gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. 

Wladyslaw era pianista da Polskie Rádio de Varsóvia – Polônia quando a cidade foi dominada pelo exército alemão. Morava com sua família, pai, mãe, irmãos  e tinha a admiração de amigos e conhecidos por seu talento musical. 

Com a invasão alemã, as regras começaram a mudar drasticamente: o cotidiano das pessoas, bem como a mudança de moradia diversas vezes, alimentação, trabalho, humilhações, fome, frio e o fato de cercear o trajeto pelas ruas, até o confinamento de mais de um milhão de pessoas no gueto. 
“ Uma cela de prisão é um mundo em si mesmo, desprovido das ilusões de ua vida normal, com a qual somente poderíamos sonhar. No gueto, porém, vivíamos uma ilusão que nos lembrava constantemente o gosto da liberdade perdida.” 
A preocupação maior era manter a família unida a qualquer custo, evitando as deportações para os campos, mas nestes tempos, sobrevivia aquele que conseguia um trabalho, qualquer um que fosse “útil” aos alemães. 
“Marchamos, em filas de quatro e cercados por policiais na direção do portão do Conselho, deixando para trás a multidão dos condenados à morte e ouvindo os gritos de desespero e as maldições que lançavam sobre nós por termos tido a sorte de ser milagrosamente poupados. 
E mais uma vez foi me dada uma nova chance de sobrevivência . Mas por quanto tempo?” 

As vivências contadas com riqueza de detalhes parecem muitas vezes desprovidas de emoção, mas por serem repletas de veracidade acabaram me emocionando diversas vezes. 

Assisti ao filme na época de seu lançamento em 2002 e gostei muito, mas não me lembrava mais dos detalhes da história. O envolvimento com a leitura foi intenso, retratou com muita propriedade o dia-a-dia de um "morador" no gueto de Varsóvia com toda a complexidade que envolve a luta de um judeu pela vida durante o domínio nazista. 

Recomendo a leitura!


Filme - O Pianista




Beijos e boas leituras sempre!

Annamaria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------