Últimos Posts

06 fevereiro 2014

Resenha - Fale!


Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 248

Sinopse:
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Resenha:
O interesse pela leitura surgiu após comentários positivos em outros blogs, mesmo assim o início do livro foi moroso, pois estranhei a linguagem da adolescente e a estrutura em forma de diário. A empolgação surgiu à medida que fui entendendo o drama de Melinda, o modo como vivenciou suas dificuldades e a repercussão emocional. Valeu a pena! 
A história da vida de Melinda é contada a partir da festa dos veteranos durante as férias escolares. Algo acontece e a polícia chega ao local. No início das aulas, tudo está transformado! 
A autora criou uma personagem complexa, rica em características psicológicas, que refletem uma grande veracidade. Há uma trama que te prende, certo mistério no ar e principalmente um livro de sentimentos profundos, perturbadores, que me levaram a refletir a cada nova revelação. Difícil não se envolver! 
As dificuldades vividas pela adolescente na escola, família, colegas e principalmente no âmbito psíquico, escrito de forma tão talentosa e descritiva na medida exata, só poderiam resultar ao livro diversos prêmios. O livro recebeu o “Altamente Recomendável” norte-americano para leitura escolar. Foi transformado em filme (O Silêncio de Melinda) em 2004, com Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, no papel da protagonista. 

Preciso comentar que a arte da capa é perfeita, pois além da beleza, tem profunda relação com a história do livro. Fantástica! 
Leitura altamente recomendada a adolescentes, pais e educadores! 
Leiam e descubram o que aconteceu com Melinda!

Após terminar a leitura, fui em busca do filme e qual a minha surpresa ao encontrá-lo no You Tube com título em inglês, mas o filme é legendado.

Link do filme:

Speak ( O Silêncio De Melinda)


Gostei tanto do livro quanto do filme, lembrando que a compreensão do aspecto emocional é relatada com mais detalhes no livro. Recomendo a leitura e depois o filme! Perfeito!

Valeu muito a pena!


Beijos!
Boa leitura e bom filme!

Annamaria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------