Olá, leitores!
Vídeo novo no canal sobre a espetacular Grafic Novel "MAUS"!
Sinopse:
Maus, rato, em alemão, é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de Literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas, artes, história, literatura e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos são cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.
Se arrependimento matasse um leitora... Por que demorei tanto pra ler essa HQ? Alguém me explica porque algo maravilhoso fica parado em nossa estante?
Assistam o vídeo para conferir minhas impressões e encantamento com o trabalho primoroso de Art Spiegelman!
Assistam ao vídeo aqui ou no YouTube
Ainda não é inscrito no canal? Clique AQUI
Com esta leitura, cumpri o tópico "Um livro já resenhado pelo Livrada!" do Desafio Livrada 2017!
1- um vencedor do Jabuti
2- um livro japonês
3- um livro que explore o erotismo
4- um roman à clef
5- um livro com um protagonista detestável
7- um autor que você já conheceu pessoalmente
8- um livro com engajamento político
9- um livro que você ganhou de um amigo
11- um livro escrito antes do renascimento
13- um livro de correspondência
14- um livro que se passa em lugar em que você já esteve
15- Vida e Destino - Vassili Grossman (leitura obrigatória sem opção de escolha)
Beijos, boas leituras!
Oi Anna!!
ResponderExcluirÉ tão bom quando somos surpreendidos dessa forma,né?!
Ainda não conhecia esse HQ, vou indicar pra minha filha, ela vai gostar .
BJ.
Oi Anna.
ResponderExcluirEu não sei HQ, até tentei a um tempo atrás mas infelizmente não é um tipo de livro que eu gostem ou que me chame a atenção.
Fiquei muito feliz que você gostou do livro, é tão bom quando temos essa surpresa, e o fato de que ele conta a historia do pai dele é incrível.
Bjs.
Anna!
ResponderExcluirTem umas GRafic Novels que nos conquistam mesmo, de verdaded, sem contar que estou achando ótimo ver as editoras investindo nessa nova forma de leitura.
Não sabia que a ambientação é durante a guerra, maravilha.
Os traços são um tanto infantilizados, sombrios e em preto e branco, não gosto muito, mas é bem como falou, talvez seja para trazer o clima 'pesado' da HQ e do enredo.
Bom ver que aborda o relacionamento dele com o pai e ele quer reproduzir iso como uma forma de homenagem.
Que bacana ver que essa edição é completa.
DEve mesmo ser uma leitura intensa.
Quero ler.
cheirinhos
Rudy
oie!!
ResponderExcluiresse livro está na minha lista a tempos!
eu sou louca por HQ sem falar que é um história bastante forte e muito legal o fato dele não ter usado personagens humanos.
ah eu quero!!
ah eu não sabia que no começo ela tinha sido lançada em 3 volumes... ainda bem q a nossa versão é completa
ExcluirNão gosto muito de HQs, mas tudo que fala sobre guerra, principalmente a segunda, quero ler. E essa HQ parece ótima, apesar de contar uma história extremamente triste e dolorosa.
ResponderExcluirObrigada pela dica, anotado aqui!
bjs