Últimos Posts

05 outubro 2015

Resenha: Invencível - Laura Hillenbrand



Autora: Laura Hillenbrand
Editora: Objetiva
Ano: 2014
Páginas: 536
Sinopse:
O drama sobre a vida do atleta olímpico e veterano da Segunda Guerra Mundial Louis Zamperini, morto em 2014 aos 97 anos, estreia nos cinemas em janeiro de 2015. O filme, segundo longa-metragem dirigido pela atriz Angelina Jolie, se baseia no best-seller Invencível e conta com roteiro dos irmãos Joel e Ethan Coen, ganhadores do Oscar por Onde os fracos não têm vez (2007) e Fargo (1996).

Em uma tarde de maio de 1943, um avião da Força Aérea americana caiu no meio do oceano Pacífico e desapareceu, deixando para trás alguns escombros e um rastro de óleo e sangue. Em seguida, na superfície do oceano, apareceu um rosto. Era o do um jovem tenente Louis Zamperini, um dos artilheiros do avião, que se esforçava para chegar a um pequeno bote salva-vidas onde estavam mais dois homens. Assim começou uma das mais impactantes odisseias da Segunda Guerra Mundial. 

Vagando por semanas e milhares de quilômetros, enfrentaram fome e uma sede desesperada, tubarões pulando no bote, um ataque de um bombardeiro japonês e um tufão com ondas de mais de 12 metros de altura. Finalmente avistaram uma ilha. Conforme remavam até ela, sem perceberem, um navio militar japonês se aproximava. A jornada de Louis tinha apenas começado. 

O jovem tenente, quando criança, foi um rebelde incorrigível. Adolescente, canalizou a rebeldia no atletismo e descobriu um talento que o levou às Olimpíadas de Berlim e à perspectiva de ganhar uma medalha de ouro nos Jogos seguintes. Mas com o início da guerra, Zamperini foi obrigado a desistir de seu sonho.

Com uma voz narrativa rica e intensa, Invencível é o relato fascinante da coragem humana e da ousadia, persistência e ingenuidade de um homem que se recusou a ser vencido.

Resenha:
Inacreditável jornada de resiliência!

Neste livro conhecemos a história real de Louis Zamperini, filho de imigrantes italianos, tenente da Força Aérea Americana e atleta olímpico. 

Louis tinha pais amorosos, mas foi uma criança e adolescente difícil, indomável, precoce e muito inteligente, com comportamentos inadequados, que geravam muitos problemas para a família e vizinhos, sem limites, brigava e furtava na comunidade em que vivia. 
 "Moradores que olhassem pela janela dos fundos talvez vislumbrassem o menino de pernas compridas correndo em disparada pelo beco, um bolo inteiro equilibrado nas mãos. Quando uma família da vizinhança deixou Louie de fora da lista de convidados de uma jantar festivo, ele arrombou a casa, subornou o dogue alemão com um osso e esvaziou a geladeira."
"Ao longo do tempo, o temperamento de Louie foi ficando cada vez mais indômito, a paciência mais curta, as habilidades mais afiadas. Ele socou uma menina. Empurrou uma professora. Jogou tomates podres em um policial. Garotos que cruzavam seu caminho acabavam com os lábios inchados e os valentões aprenderam a evitá-lo." 
Um dia, começou a correr, incentivado pelo irmão, como forma de ter a oportunidade no futuro de frequentar uma universidade, pois estudar não era seu forte, tornando-se um atleta, seria valorizado e teria as portas abertas. O atletismo foi sua salvação, para os estudos e principalmente como pessoa. 

Esta narrativa ocorre praticamente no período da segunda Guerra Mundial, enfocando o embate entre Estados Unidos e Japão. Em uma missão, o avião em que Louis estava, cai no oceano e de forma surpreendente ele e mais dois companheiros sobrevivem à queda, mas ficam à deriva em um pequeno bote. A partir deste ponto, acompanharemos a luta destes homens, em especial de Louis pela sobrevivência, sanidade e resistência. Incrível!
"...as pessoas não são definidas por si mesmas, e sim por seus capturadores e as circunstâncias nas quais são obrigadas a viver."
A escrita da autora é deliciosa, direta, sem excesso de descrições, muito fluida e envolvente. Os fatos são bem contextualizados, um maravilhoso trabalho de pesquisa! Fisgada pelo desenrolar dos acontecimentos de tal maneira, que a leitura se tornou um suspense, onde eu queria devorar cada momento e descobrir seu desfecho, difícil de largar!

O desejo de ler este livro ocorreu após assistir o filme de mesmo nome, com direção de Angelina Jolie. Fiquei tão impactada com o filme, que não resisti e fui diretamente para a leitura do ebook, pois queria devorar mais informações sobre esta história inacreditável!

Sem dúvida, o livro descreve a vida de Louis Zamperini com riqueza de informações, simplesmente indispensável, mas recomendo muito o filme, que ficou na seleção dos melhores que assisti nos últimos anos! 

Resumo este livro como um "soco na boca do estômago", um calhamaço de mais de 500 páginas que mexeu com minhas emoções, me surpreendeu em diversos momentos, repleto de reviravoltas, fascinante! Super recomendado! Mas, fica a pergunta: Como ele resistiu a tudo isto? 


Louis Zamperini


Resenha em Vídeo

Beijos!




15 comentários:

  1. Hello, Anna. Acredita que nunca ouvi falar nem do filme e nem deste livro?! Pois é. Mas, antes tarde do que nunca. Adorei a história de sobrevivência do Louis, o cenário da Segunda Guerra Mundial e a presença do atletismo, esporte que nunca percebi antes em algum livro. Enfim, a maioria dos aspectos deste livro me agradou, mesmo sendo uma espécie de biografia e/ou superação, consegui ver algo de interessante na leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro!
      Eu sabia que existiam, mas não fazia idéia do conteúdo!
      Abraçe as sugestões, seja do livro ou filme, uma história incrível que te prende do início ao fim!
      Boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. Oi Anna! Confesso que nunca fui chegada em uma biografia ou parecido. Eu já tinha ouvido falar do filme antes mas nunca tinha parado para assistir, por esse mesmo caso. Mas depois que li a resenha, gostei bastante de Invencível, porque apesar de tudo sempre fui apaixonada por livros que se passam na Segunda Guerra -acho que isso me torna menos ignorante rs. Por isso resolvi dar um chance, afinal, é sempre bom experimentar novos tipos de gêneros e saber reconhecer a importância que uma pessoa faz tanto no esporte quanto na vida de outras pessoas que se inspiram nela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah!
      Alguns amigos meus dizem que biografia tem chance de ser um livro chato! Claro que há livros ruins de qualquer tema, mas penso que se a história de uma pessoa chega ao ponto de ser escrita e ainda vira filme que concorre ao Oscar, muita coisa há de se aprender e surpreender nesta leitura!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  3. Oi Anna, tudo bem?
    Sou fascinada por histórias de vida real, sempre me pego imaginando como aquilo realmente aconteceu. Acredito que livros assim nos emocionam ainda mais, nos pegam de surpresa e nos cativa, pois nos sentimos parte da história, não é mesmo?
    Gostei da resenha e fico feliz que essas 500 páginas te trouxe algo para recordar. Fiquei também curiosa para conhecer a vida de Louis Zamperini tanto no livro quanto no filme.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      Leia e assista, ainda mais se você gosta de histórias reais, simplesmente MARAVILHOSO!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  4. Adoro livros que retraram acontecimentos reais, tenho um que se chama a bibliotecária de Auschwitz. Confesso que a leitura é fascinante, vc fica querendo saber mais e mais sobre aquela determinada época.
    Lendo sua resenha, tive o mesmo desejo, querer saber mais sobre a história, muito obrigada por isso *.*

    Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lays!
      Tanto Invencível com A Bibliotecária de Auschwitz (resenha no blog) são livros incríveis, muito bem escritos e com um trabalho maravilhoso de pesquisa!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  5. sempre gostei de ler livros e assistir filmes que são baseados em fatos reais, saber que tudo isso realmente aconteceu deixa tudo bem mais interessante, ´que eu posso dizer é que já to bem curiosa pra ler o livro e assistir o filme em seguida.

    ResponderExcluir
  6. sempre gostei de ler livros e assistir filmes que são baseados em fatos reais, saber que tudo isso realmente aconteceu deixa tudo bem mais interessante, ´que eu posso dizer é que já to bem curiosa pra ler o livro e assistir o filme em seguida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoelle!
      Para mim, fatos reais trazem uma emoção a mais na história, seja em livros ou filmes!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  7. Anna!
    Pelo visto o filme emocionou ao ponto de você ir em busca de mais informações e acabou lendo o livro.
    Vou procurar ver o filme e baixar o livro.
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      Ouso arriscar que você irá adorar esta história, muito intensa e emocionante!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  8. Olá,

    Nossa, que historia incrível! Não conhecia.. Não dá pra acreditar que aconteceu na vida real. Grande história de superação.
    Quero ler o livro e ver o filme!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuanne!
      Ambos muitos recomendados, leia e assista!
      Beijos!
      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------