Últimos Posts

23 junho 2016

Resenha: Uma Criança no Inferno - Dave Pelzer


Autor: Dave Pelzer
Editora: Prestígio
Ano: 2006
Páginas: 132
Sinopse
Este livro é o relato de um dos casos mais graves de violência contra uma criança. É a história de Dave Pelzer, brutalmente espancado e maltratado por sua mãe, emocionalmente desequilibrada e alcoólatra, que inventava jogos torturantes que quase o mataram. Dave teve de aprender a lidar com isso para sobreviver, pois, para sua mãe, ele deixara de ser um menino e passara a ser um 'nada'. Dave não tinha nada e ninguém a quem recorrer, mas seus sonhos de que alguém o amaria como filho, mantiveram-no vivo.

Resenha
Um livro aparentemente curto, mas gigantesco na carga emocional!

A história do autor Dave Pelzer serviria  como roteiro para o mais tenebroso filme de terror sobre a relação doentia de uma mãe  com seu filho. Vítima do desequilíbrio da mãe, conhece muito cedo, a violência física e verbal. A biografia abrange dos 4 aos 12 anos de idade e faz parte de uma trilogia.

A mãe se mostra um indivíduo extremamente cruel, sádico e manipulador e o pai adota uma postura submissa e conivente.
"Naquele momento, odiei minha mãe do fundo de minha alma; contudo, odiei ainda mais meu pai. O homem que havia me ajudado no passado, permanecia imóvel como uma estátua, enquanto seu filho era obrigado a devorar algo que nem mesmo um cachorro havia de cheirar."

Interessante o fato do livro ser narrado sobre o ponto de vista de Dave enquanto criança, sua percepção e compreeensão dos acontecimentos, bem como seu modo de buscar se proteger e manter a própria vida. Uma criança com profunda solidão e o sentimento cruel da rejeição, tendo que lidar com a incoerência das pessoas, restanto somente o vazio e a dor.
"Minha existência quase não era reconhecida. Minha mãe não usava mais meu nome; referia-se a mim como "O Menino". Eu não tinha permissão para fazer as refeições com a família, nem para brincar com meus irmãos ou assistir televisão. Era como uma prisão domiciliar. Eu não tinha permissão para olhar ou falar com ninguém."

Um livro de conteúdo, denso, revoltante e inimaginável. Uma leitura difícil, mas que precisa ser lida, como alerta e reflexão para este fato, que atinge crianças ao redor do mundo. Considerado um dos piores casos de maus tratos infantis na história da Califórnia. Recomendo muito!

O relatório do Unicef diz que o Brasil tem quase 60 milhões de habitantes com menos de 18 anos. É o mesmo que toda a população da Itália. 
De 1990 a 2013 o número de homicídios passou de 5.000 para 10.500 por ano. Até 2019, a previsão é de que 42 mil adolescentes vão morrer por causa da violência. A cada dia morrem 28 crianças e adolescentes assassinadas no país.

Dave Pelzer

Beijos!
Top Comentarista





10 comentários:

  1. Oi, Anna!
    Confesso que Uma criança no inferno não faz meu estilo de leitura, prefiro romances, sem falar que evito ler livros com carga emocional tão gigantesca igual a que Uma criança no Inferno possue, não tenho "coragem" para ler esse relato por isso dificilmente eu leria esse livro...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any!
      Entendo sua posição, o livro é pesado mesmo, quase inacreditável, parece um filme, mas infelizmente é uma história real.
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. Oi anna!
    Não conhecia esse livro...me interessei muito,gosto muito de leituras baseadas em fatos reais..sua resenha está muito boa,só de ler já me deu um nó no estômago.
    Valeu pela dica.
    Lerei com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Acho que não conseguiria ler esse livro, eu ficaria traumatizada com a crueldade ali descrita.
    Esse, eu passo..

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia esse livro, mas agora já estou curiosa, ainda mais por ,infelizmente, se tratar de uma história real. E acho que a narrativa sendo feita pelo ponto de vista de uma criança deixa tudo mais emocionante. Vou tentar ler em breve. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, principalmente porque como futura psicologa, tenho certeza que irei me deparar ao longo da minha carrei com muitos casos como esse, e talvez esse livro e uma boa oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, e até entender a situação de quem passa por essa situação. O livro traz uma carga sentimental muito grande, mas também vai trazer grandes aprendizados, essa obra já vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Anna, fiquei curiosa e já com medo, temerosa pelo o que vem por aí.
    Gosto de ler esses livros com temas chocantes e de vários tipos de abuso, para refletir, tomar cuidado com muitas coisas, e até para saber como reagir e denunciar esses casos.
    Mas tenho medo de lê-los também =/
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna,
    Nossa, que livro!!!! Que carga emocional ele trás, e reflexão também...
    Eu não sei se leria, me angustia muito esse tipo de leitura. Até tentei ler "Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída", mas até hoje nem cheguei até a metade...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é sobre acontecimentos reais? Que horror! É incrível a maneira em que o mundo está se tornando, onde há mães que não se preocupam com os filhos e não estão nem aí para eles, parece ser um livro no qual temos o conhecimento, vemos como foi ou é difícil passar por isso. Parece ser um excelente livro mas não sei se conseguiria lê-lo. :(

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia este livro, nem este autor, mas lendo a sinopse e um pouco mais sobre a história deste livro em sua resenha, percebi que este livro não faz muito meu estilo de leituras, então no momento não pretendo ler.

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------