Últimos Posts

17 junho 2016

Resenha: O Velho vestido de noiva - Ana Ferrarezzi


Autora: Ana Ferrarezzi
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura brasileira)
Ano: 2015
Páginas: 224

Sinopse
Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado.

Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro.

Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.

Resenha
Quantas de nós mulheres, permitimos uma relação onde nos afastamos de amigos, colegas de trabalho e em alguns casos até da própria família, para viver em função do marido ou namorado?

Amélia, uma mulher madura se vê completamente "sem chão", perdida devido ao fim de seu longo casamento, por 30 anos.  
Magoada, confusa e despedaçada, decide reformar seu vestido de noiva, mas provavelmente sem entender o real sentindo em fazer isto e muito menos sem imaginar os desdobramentos que a vida lhe proporcionaria.
Neste dia, esbarra em Fábio, dono de um bistrô charmoso, o La Nonna e irmão de Letícia, a costureira responsável pelo ateliê da família. A atração é imediata, mas no meio do turbilhão emocional de Amélia, foi impossível, compreender ou saborear o inesperado desejo.  Vale ressaltar que Fabio é um personagem muito encantador!

A autora tem uma escrita fluida e leve, mas o romance está longe de ser superficial, pois a protagonista mergulha profundamente em si mesma para revisitar suas emoções e descobrir a pessoa que se tornou hoje. Uma história reflexiva, recheada de analogias e simbolismos. Adorei!
Senti veracidade nas reações da protagonista, sentimentos possíveis e pertinentes a um momento tão devastador pelo abandono, traição e sentimento de rejeição.
Gostei da capa, diagramação e da divisão do enredo em partes que foram deliciosamente enunciadas com trechos belíssimos sobre os simbolismos que envolvem o vestido de noiva.
O Forro
"Quando se reforma um vestido, faz-se necessário abdicar do forro antigo, pois este pode contaminá-lo com bactérias ou toxinas que crescem com o tempo.
Quando se reforma a vida, faz-se necessário abdicar dos comportamentos que imperavam no passado. Esses também podem contaminar escolhas futuras. Uma interessante semelhança." 
 A rede tecida entre os personagens principais e secundários, forneceu um interessante e criativo  complemento à história. 


Recomendo muito a leitura, pois o livro me emocionou, levou a refletir e sentir com intensidade os conflitos, sentimentos  e o desabrochar de Amélia.

Site da autora: http://anaferrarezzi.com.br/site/


Beijos e boas leituras!

Top Comentarista

16 comentários:

  1. Oi, Anna!
    Sou fã da nossa literatura brasileira mas confesso que não me interessei pela sinopse de O velho vestido de noiva e sinceramente a trama não me deixou curiosa, não fiquei empolgada para conhecer a história da Amélia e do Fábio... Mas lendo sua resenha acredito que é uma ótima dica pra quem gosta do estilo, com certeza quem ler essa obra da Ana Ferrarezzi também vai acabar se encantado igual a você pela história.
    Ps: amei esse trecho sobre o forro e a vida, muito lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any!
      O que me agradou foi a originalidade da história e também estes trechos utilizados pela autora e seus simbolismos.
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. O livro tem uma premissa muito bacana, e acho que retrata algo real, que muita das vezes as mulheres casam e abandonam tudo, e quando o relacionamento não da certo acabam se vendo infelizes e sozinha, e foi esse toque de realidade, de vida cotidiana que fez com que me interessasse pela leitura, principalmente porque fiquei curiosa para saber qual será o destino desses dois personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana!
      A autora conseguiu criar com originalidade uma história deliciosa, recomendo a leitura!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  3. Gostei da premissa do livro. Muito legal, nos dá uma ideia de que é possível encontrar o amor novamente, apesar de ser um livro, com certeza nos deixa essa bela lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuanne!
      Este livro nos leva a pensar e refletir sobre relacionamento. Muito bacana!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  4. Oi Anna,

    O Velho Vestido de Noiva foi uma leitura surpreendente e positiva, a autora cativa e envolve! Amei sua resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!!!
      Muito obrigada! Também gostei muito desta leitura!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  5. Oi Anna!!!
    Eu naõ conhecia esse livro e nem a escritora...gostei bastante da sinopse do livro e me pareceu ser uma leitura para reflexão.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva!
      Exatamente, um livro para refletir e repensar nosso papel nos relacionamentos. Que bom que gostou!
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  6. Uau...
    Fiquei emocionada só de ler a sua resenha!
    O livro parece conter uma história incrível de superação e é isso que eu mais gosto nos livros!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que ao ler a sinopse não me interessei pelo livro, mas a sua resenha com certeza me convenceu a dar uma chance a essa leitura. Adoro livros que, mesmo indo na "direção de sempre", nos apresentam algo de profundo e inovador, e acho que esse é justamente o caso desse livro. Já anotei na lista e espero poder ler em breve. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda e o livro parece ser cheio de reviravoltas, bem reflexivo e bonita.
    Sensível e forte, como todos recomeços têm de ser.
    To curiosa para lê-lo!
    bjs
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna,
    Adorei sua resenha!!
    Não conhecia a autora, nem o livro. Eu gosto muito de histórias com personagens mais experientes. E gosto mais ainda quando as histórias nos fazem refletir... Adorei a analogia da citação!
    Esse com certeza vai pra lista de desejados!
    um beijão!

    ResponderExcluir
  10. Amo as voltas que esse mundo dá, haha. Realmentente ás vezes temos que passar por alguma tragédia para em seguida passarmos por algo bom, sei lá mas acho que é isso que o livro quis passar e eu aprecio muito isso. Gostei da capa também mas quando vi ela não tinha muitas expectativas porém parece ser um livro muito bom. Se o livro lhe emocionou já sei que é bom, gostei bastante, irei até conferir mais sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia este livro, mas lendo a sinopse e sua resenha, achei bem interessante a história, então adicionei em minha lista de leituras, pretendo ler em breve e espero gostar da história.

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------