Olá, leitores queridos!
Tema difícil hoje: Preconceito literário!!!
Se há intolerância em tantas áreas da vida, os livros não escapam do palpite azedo alheio! Isso mesmo, palpite azedíssimo!!!
Penso que eu posso sugerir um bom livro que gostei pra outra pessoa e adoro quando recebo sugestões, são muito bem vindas! Amo conversar sobre leituras, por isso tenho um canal no YouTube e o blog, para expandir contatos,
conhecer pessoas com este interesse em comum.
Alguns que lêem clássicos, abominam os leitores de best-sellers! Auto-ajuda nem se fale! Quem lê de tudo um pouco é rotulado de "não saber o que gosta".
Pensar é individual e pode ser sigiloso. Não gostar é algo que envolve seu gosto ou afinidade, mas opinar e criticar, avança o limite do "eu" e atinge ou ofende o "outro"!
Bom, comentei sobre não aceitar a escolha de livros dos outros, não valorizar aquele gênero e etc... Mas e o preconceito com as pessoas que não lêem? Isto existe e muito!!! Como se somente os leitores, fossem altamente intelectualizados e esclarecidos em contrapartida do outro lado, não apreciadores da leitura, são vistos como pessoas fúteis e vazias.
CHEGA!!!
Parem os julgamentos, pré-conceitos e discriminações quanto as diferenças de interesses e atividades desenvolvidas por qualquer ser humano! Permitam que pessoas trilhem o trajeto escolhido sem alguém atirar pedregulhos no caminho! O respeito proporciona as singularidades, bem estar e liberdade.
Que a leitura é bacana e propicia inúmeros benefícios não há dúvida, mas não precisa obrigatoriamente ser uma VERDADE UNIVERSAL.
Eu gostaria que mais pessoas tivessem por hábito a leitura. Afinal, o livro me proporciona tantas alegrias e emoçoes, que desejo isto para os outros. Sempre que posso, sinto abertura e interesse procuro incentivar. Acredito inclusive que muitos tiveram experiências ruins nas leituras obrigatórias de escola, pois comigo foi assim, árduo e massacrante no passado!
Incentivo meus filhos? Sim! Obrigo? Não!
Todos podem começar em qualquer época ou idade! Mas não é obrigatório! Pelo contrário, para ser algo bom, leve e livre!
"Cada um tem o direito de escolha, de qual caminho escolher, se irá a pé ou de trem, se levará mochila ou necessaire. Se o livro é de papel ou digital. A diversidade é que torna o mundo tão interessante e encantador!"
Beijos!!!
Oie,
ResponderExcluircurti bastante seu post. Infelizmente preconceito literário existe entre gêneros, autores, até mesmo se o livro é nacional ou internacional.
Acho que cada um tem um gosto e ler faz bem independente do gênero.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi, Vanessa!!!
ExcluirQue legal seu comentário aqui!!!
O preconceito infelizmente é fruto da intolerãncia das pessoas!
São tantas barbaridades, que não dá para acreditar! Peesoas que se entitulam como letrados e esclarecidos se comportando com tremenda ignorância! Uma pena!!!
Beijos,
Anna
Eu gosto de ler várias coisas.. livros de todos os tipos e gêneros.. só não gosto de ler por obrigação.. além de livros HQs e mangás sempre são bem vindos.. Acho que assim como tudo na vidai gosto literário deve ser respeitado.. gente é tão bom ler.. e faz um bem danado.. não importa se é livro de banca.. nacional.. clássico.. acho que todos eles proporcionam coisas boas para quem lê..
ResponderExcluirAmanda,
ExcluirSeria tão bom se todos tivessem a mente aberta para a leitura!!! Se leu e não gostou, tudo bem! Outros podem curtir!
Eu adoro, de vez enquando experimentar novos gêneros, arriscar!!!
Beijos,
Anna
Uou ótimo tema para debater.
ResponderExcluirPra falar a verdade é difícil você ler um livro em um lugar público, sério, imagine você com um livro da Harlequin, com aquelas capas super sexys e extravagantes? Pois é, adoro livros de bancas, mas tem pessoas que olham torto repreendendo.
Dá vontade de mandar todo mundo tomar no c*
Lissandro,
ExcluirAs pessoas são paliteiras mesmo!!!
Uso meus artifícios, uso capinha de tecido, leio no Kobo...
Se você lê terror é mal visto, romance também porque não é cult, no caso dos romances adultos então, é uma devassa!!! Podia cada um ir ler e cuidar da própria vida, não é mesmo!!!
Um abraço!
Anna
Se a pessoa não gosta de ler, eu entendo. Não é o fato ''não gostar'', o fato é que geralmente é a preguiça, o pensamento que tem mais coisas a fazer e etc, que levam pessoas a não querer ler. Não julgo se a pessoa não lê nada sabe? Ela decide o que quer fazer da vida dela. Nunca me julgaram pelo livro que leio, mas acho isso desnecessário também! Eu não ia gostar nada de passar por isso, mas enfim..
ResponderExcluirBjs
Oi, Giovanna!
ExcluirNormalmente o preconceito provém da falta de experiência em determinado assunto, mas mesmo assim o indivíduo insiste em "fazer pregação" sobre a tal verdade que acredita. Enfim, grande desperdício! Bom é fazer escolhas livremente!
Beijos,
Anna
Oi Anna :D
ResponderExcluirNão, não me incomodo com que os outros estão lendo, acho que a frase "cada um pensa por si" cai muito bem nessa questão. Acho sim que todos deveriam ler pelo menos um pouco, mas aceito que tem pessoas que não gosta, ou que simplesmente não tem esse hábito, o que não admito é me julguem pelo que leio. Já ouvi frases do tipo "Ah, você só lê romance. O que isso traz pra sua vida?"! Até explicar que, primeiro, eu não leio só romance, e segundo, traz muitas coisas boas pra minha vida a pessoa já te julgou de outras formas .. Assim como o Lissandro (ai em cima) eu já ouvi muitos julgamentos por estar lendo romances de banca em algum lugar público, mas simplesmente deixo pra lá, não vale a pena debater com quem não entende! Falando sobre 50 tons de cinza.. Não intendo pra que esse buburinho todo, se não gosta, ok! Ninguém te obriga a ler ou assitir ao filme, mas respeite, acho que isso é o mínimo que as pessoas deveriam ter, respeito pelo gosto dos outros. Eu mesma leio livros hots, mas muitas vezes acho desnecessário tanto sexo, isso não quer dizer que outra pessoa não vá gostar, tem amiga que lê hot exatamente por conta dessas cenas!!
Enfim, incentivo a leitura é sempre bom, mas cada um com seu gosto literário!!
Desculpe pela MEGA comentário, rs! Dá uma lida em um post da Juh do blog Literata, acho que você vai gostar (http://blogliterata.blogspot.com.br/2014/11/opinando-ditadura-da-leitura.html) !
Mil bjs :*
Vitória!!!
ExcluirAdorei o MEGA comentário! Fique à vontade para MEGA comentar outras vezes e obrigada pela indicação do post!!!
Penso que cada um gosta do que quiser, mas deveria ficar CALADO quanto a opinar, reclamar ou ainda insultar as escolhas alheias! Simples, guarde pra si!!!
Beijos,
Anna