Últimos Posts

03 maio 2013

Resenha - SONDERKOMMANDO - Shlomo Venezia



NO INFERNO DAS CÂMARAS DE GÁS


Autor: SHLOMO VENEZIA 


EDITORA: OBJETIVA 

ANO: 2010 

Páginas: 248




SINOPSE:

O relato de Shlomo Venezia (FOTO ACIMA) representa o único depoimento completo de um sobrevivente de Sonderkommando. Nascido em uma família pobre da comunidade judaica italiana de Salônica, desde criança Venezia desenvolveu táticas de sobrevivência e solidariedade familiar que lhe seriam úteis nos anos que se seguiram. 

Aos 21 anos foi deportado pelos nazistas para o campo de concentração Auschwitz-Birkenau e incorporado a uma equipe encarregada de esvaziar as câmaras de gás e cremar os corpos dos vitimas. Venezia também participou de uma dramática, porém malsucedida revolta de prisioneiros. 

Após alguns meses de serviço, normalmente as equipes também eram eliminadas. Por sorte do destino, ele fez parte de uma das últimas equipes, e foi libertado pelos americanos em 1945. Ele conta sua história para a jornalista francesa Béatrice Prasquier.




Resenha: 
Os Sonderkommandos (Comando Especial) são unidades especiais de trabalho, compostas por prisioneiros do campo, selecionados para trabalhar nos crematórios e nas câmaras de gás dos campos de concentração e extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. 
O livro traz o depoimento de Shlomo Venezia, um dos raros sobreviventes dos Sonderkomados, pois estes “trabalhadores especiais” eram constantemente renovados, sendo mortos, para que o terror ocorrido nesta parte tão cruel do campo, tivesse seu segredo resguardado. 
A origem de Shlomo é a comunidade italiana judaica de Salônica na Grécia, de onde foi deportado aos 21 anos com vários membros de sua família. 
Este sobrevivente traz recordações com riqueza de detalhes , desde sua deportação, a penosa viagem de trem, a chegada no campo de Auschwitz e todo o período em que lá lutou por sua sobrevivência e os horrores que presenciou. 
Em momento algum, Shlomo acreditou que pudesse sair vivo desta experiência, passou a viver apenas “o dia”, sem a menor perspectiva ou esperança de sobreviver aos horrores de um campo nazista. 
O livro está organizado em perguntas e respostas, porém com uma coerência cronológica dos fatos e com riqueza de detalhes, o que também impressiona, pois o relato do autor ocorreu 60 anos após toda esta experiência. 
Terminei a leitura deste livro faz uns 15 dias, mas fiquei tão impactada e aterrorizada com a leitura que precisei aguardar um pouco para poder organizar meus pensamentos e fazer a resenha.
Um relato extremamente chocante!


Capas pelo mundo:



 



Há alguns anos assisti um filme que trata da experiência do Holocausto e dos trabalhadores dos Sonderkommandos.
Um filme também impactante com ótimo elenco!
Confira!!!

Filme:  Cinzas de Guerra (The Grey Zone)






Cinzas de Guerra (dir.: Tim Blake Nelson, 2001)
Se caminhar em direção à câmara de gás é uma tortura, imagine levar seus próprios pares para a morte. É o que fazia um grupo de judeus nos campos de concentração, os Sonderkommandos. Além de conduzir seus companheiros, tinham que levar seus corpos para a fornalha. Cinzas de Guerra relata os conflitos que esses homens viviam – até se rebelarem, em Auschwitz. É a história real do único levante ocorrido no pior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial.





Beijos, bom filme e ótima leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------