Últimos Posts

16 abril 2013

Semana do livro infantil!

 Nesta semana, o blog irá partilhar com vocês várias postagens sobre livros infantis em comemoração ao Dia do livro infantil que será no próximo dia 18. 



A data foi escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao grandioso escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822.

Iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis e em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Durante um período de sua vida, viveu em fazendas, inspirando-se a criar o Jeca Tatu. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, e dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo,  que conhecemos desde a infância, sendo exibido pela televisão desde a década de 70 até hoje, passando por diversas versões e adaptações.
Monteiro Lobato resgatou aquela imagem do homem da roça, com o Jeca Tatu, um caipira prá lá de preguiçoso. Utilizou personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Cuca e também da mitologia grega e Disney.

Confira diversos títulos e edições ao longo dos anos.






 

  

 




 
 











“Um país se faz com homens e com livros”-  Monteiro lobato 





Para brindar o Dia Livro Infantil , a Árvore dos Contos sorteará o livro "Pai, não fui eu"! do também premiado autor Ilan Brenman. Sorteio - clique aqui!


Beijos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------