Últimos Posts

26 julho 2015

Resenha: O Diário de Rywka - Rywka Lipszyc


Rywka Lipszyc
Editora: Companhia das letras - Selo Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 202

ENCONTRADO EM AUSCHWITZ EM 1945 PUBLICADO PELA PRIMEIRA VEZ 70 ANOS DEPOIS

Sinopse:
No final da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado um diário perto das ruínas dos crematórios de Auschwitz-Birkenau. Este diário pertencia a Rywka Lipszyc, uma adolescente judia que viveu com sua família no gueto de Lodz, na Polônia.

Seu relato só veio a público setenta anos depois, e logo se tornou um documento importante por registrar a vida dos judeus em Lodz - o medo constante da deportação, o trabalho forçado nas oficinas, a fome e a miséria. Mas, acima de tudo, os escritos de Rywka eram sua forma de resistir e de protestar, numa tentativa de dar sentido ao mundo ao seu redor.

Resenha:
Neste comovente diário, conhecemos Rywka Lipszyc, uma adolescente judia de 14 anos, que registra em torno de 100 páginas, toda a sua experiência de sobrevivência no período da Segunda Guerra Mundial.
"Aos catorze anos, ela foi arrancada da vida que conhecia antes da guerra (a casa onde passara a infância, a escola, os amigos, a família e todos com quem se relacionava) e jogada no ambiente hostil do gueto. Foi morar num apartamento lotado, compartilhado com parentes que não a entendiam, nem gostavam dela."
Confinada no Gueto de Lodz, revela seu dia-a-dia de trabalhos forçados, dificuldade de convivência, decepções, fome, frio e sentimentos de angústia, desamparo, incompreensão, revolta, solidão e saudade.  
"Minha angústia está crescendo...Há cada vez mais angústia em mim... A única coisa que poderia aliviaressa sensação está longe... Cada vez mais... Como devo agir? Me desfazer em pedaços? Não! Não posso. Esperar pacientemente? Ah, é demais! É estressante!Ah, estou com medo de não conseguir mais!Grito com toda minha força: Aguente! Porque isso é o mais importante. E o mais difícil! Deus! Que luta! Que luta terrível! Não posso desistir! Mas quem está pensando em desistir?... Ah, sinto que estou afundando em um pântano cheio de lama... e... não consigo sair. Não! Não vou deixar isso acontecer! Vou me esforçar ao máximo!Mas estou dominada pela exasutão!Ah, como posso brecar tudo isso? Quem pode me ajudar? esse gueto é um inferno terrível. (23 de fevereiro de 1944)"
 Um relato intenso de seu sofrimento físico e da correlação com suas emoções. A influência dos acontecimentos cotidianos em sua esperança quanto à guerra, da cobrança quanto suas próprias atitudes e responsabilidades, da hostilidade, ao desmascarar a cruel individualidade em tempo de sobrevivência,  e ao mesmo tempo, a descoberta de uma amizade intensa com Surcia e a importância da fé.
"Posso confiar em Deus sempre e em qualquer lugar, mas tenho que ajudar um pouco, pois nada acontece só por acontecer! Mas sei que Deus vai cuidar de mim! Ah, que bom que sou judia, que fui ensinada a amar a Deus... Sou grata por tudo isso! Obrigada, Deus!"
Os desabafos de Rywka denotam momentos onde percebi a mentalidade de uma adolescente e outros onde aprofunda sua reflexão sobre as pessoas e a vida. Revelam também a importância do ato de escrever, como uma necessidade de expor e organizar seus pensamentos. Maravilhoso!

Gostei muito da maneira que o livro foi organizado. Dividido em quatro partes, sendo a primeira uma introdução muito esclarecedora que contextualiza o diário e ricamente ilustrada. Na segunda parte, temos o diário propriamente. Na terceira, há esclarecimento sobre Lodz, desde antes da eclosão da guerra e durante seu funcionamento como gueto. E na última parte,  há uma intensa pesquisa pelo destino de Rywka. 

Seu diário é considerado um importante registro da vida no Gueto de Lodz, um dos mais terríveis e de longa duração durante este período.

Adorei a capa e diagramação! Um trabalho maravilhoso! 
Recomendo este livro para aqueles que se interessam pelo tema do Holocausto. 

Para conhecer um pouco do livro: 

Imagens do diário de Rywka

 Cartão de cadastro de Rywka no Gueto de Lodz

Resenha em vídeo
Caso ainda não seja inscrito no canal, faça sua inscrição aqui e continue acompanhando todos os vídeos.

Beijos!

8 comentários:

  1. Eu já tinha visto a capa desse livro mas não sabia do que se tratava.
    Eu nunca li um livro com esses relatos. Vou tentar ler esse livro mas é tanto sofrimento, que acho que vou me sentir mal lendo.
    Ótimas resenhas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaísa!
      Realmente o relato é difícil e há pessoas que não se identificam com este tipo de leitura.
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  2. Eu não leio muitos relatos de guerra, sofrimentos porque fico muito triste. Acho que esses livros me fazem desacreditar no ser humano.
    Gostei muito de sua resenha.
    E essa ideia do marcador é ótima mesmo. Aqui onde eu moro quando compra um livro, ou vem um marcador de um livro qualquer ou nenhum. Aqui livrarias não nos disponibiliza marcadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelis!
      Nunca consegui um marcador do livro que estava comprando aqui na minha cidade e sei que existe o tal marcador, enfim não sei o que acontece, por isso achei a idéia da Seguinte fantástica!!!
      Entendo não se sentir bem com este tema, não é facil mesmo e envolve um interesse pessoal.
      Beijos e ótimas leituras pra você!!!
      Anna

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro. Acho que esses livros de relatos são emocionantes, tristes mas é preciso ter esse tipo de leitura. É bom nos lermos para saber o que o homem é capaz. E também para ver que nossos 'sofrimentos' não são nada comparados ao que muitos passaram.
    Boa resenha e ótima indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Este livro é um lançamento e talvez pouco badalado por ser de um tema tão doloroso!
      Vale a leitura como conhecimento da nossa história mundial e do que a intolerância de certos homens é capaz de arquitetar! Recomendo!
      Boas leituras!
      Anna

      Excluir
  4. Anna!
    Os livros com relatos dessa época sempre me emocionam...
    E saber que o diário teve registro histórico e foi importante para entender melhor àquela época, torna o livro crível e mais interessante.
    Nem preciso dizer que quero demais ler esse livro.
    “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!!!
      O tema é pesado, mas ao mesmo tempo desperta emoções e me faz refletir muito. Um ótimo livro para compreender a vida em um gueto e suas dificuldades!
      A Rywka me encantou e conseguiu demontrar seus sentimentos e sua fé!
      Beijos!!!
      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------