Últimos Posts

15 novembro 2016

Resenha: Essência de Lyli - Fabiana Ballete


Autora: Fabiana Ballete
Editora: Giostri
Ano: 2016
Páginas: 203
Exemplar cedido pela autora
Sinopse:
Pode alguém encontrar-se frente a frente com sua essência interior?
Bárbara, uma simpática e inteligente gordinha, que vive às turras com o espelho e a procura de dietas que a façam esbelta e consequentemente feliz. Em uma experiência fantástica, tem a oportunidade de conhecer sua verdadeira essência na figura da doce Lyli.
Na companhia de Rute, uma jornalista malsucedida e insatisfeita com sua condição, faz inúmeras descobertas a respeito próprio, e a medida que conhece o que é autoestima, se depara com habilidades que não imaginava ter, até mesmo encontrar um grande amor!
Um romance de autoconhecimento na transformação da condição humana.

Resenha:
Um romance sobre auto-amor
Bárbara é uma mulher encantadora, generosa e muito doce. Pena, que ela própria não enxerga tudo isto!
"- Então são meus olhos que me veem assim? Uma imagem distorcida da realidade?
- Isso mesmo!Seus olhos veem aquilo que sua mente os condicionou a ver, ou seja, beleza em quase tudo menos em você" 
Está perdida, às voltas com dietas e por outro lado, mergulhos de cabeça em guloseimas tentadoras e recheadas de calorias, que trazem momentos fugazes de prazer.

O motivos para embarcar numa dieta? Estar acima do peso e muito abaixo da aceitação e aprovação externa? Motivação pessoal? Sentimento de rejeição? Autoestima baixa? Afinal o que é autoestima para nossa protagonista?

Neste romance, conhecemos Bárbara uma mulher em conflito sobre qual caminho e escolhas seguir na sociedade em que vive. 
"Bárbara não gostava de comprar roupas, nem tampouco ser convidada para eventos que exigissem trajes especiais. Acabava por vestir a primeira peça que via à sua frente, sem se importar se lhe caía bem ou não. Apenas a vestia."
Por outro lado, temos a história de Rute, jornalista de formação, mas que trabalha na doceria da mãe. Tanto ela como Bárbara estão insatisfeitas, solitárias e frustradas, mas encontrarão no laço da amizade e em outras surpresas, o destino da auto-aceitação e o encontro precioso com sua verdadeira essência.

Um livro que fala de autoestima, de modo muito envolvente, com personagens muito reais, com dilemas verdadeiramente humanos! Uma leitura para refletir, mergulhar em si mesmo e colher frutos! 
" A mente pode ser comparada a uma fazenda, formada por inúmeros terrenos. No início, todos são campos limpos: próprios para o cultivo de qualquer plantação. Em alguns cultivamos bons frutos, regados pelos bons pensamentos, contentamentos, prazeres e amores. No entanto, em outros tantos, plantamos ervas daninhas, no seu caso, regadas principalmente pela autorejeição e preconceitos. Elas são muito fortes e de difícil extermínio, e não raras são as vezes que são capazes de invadir os terrenos onde bons frutos e as flores brotam."
Afinal, quantas vezes nos deparamos com amigos, parentes ou conhecidos que se desdobram para atingir a aprovação alheia, um elogio, ou mais curtidas nas redes sociais, com fotos de momentos que não representam sua realidade. Mesmo assim, aguardam ansiosamente e quase compulsivamente estes "likes" para se sentirem bem. Agradar o outro virou sinônimo de felicidade e realização desde quando? Na verdade, está mais próximo de anulação!
"...Na época em que definitivamente nos separamos, você deixou de ser você mesma, na tentativa de se adequar ao padrão apresentado  pela maioria das pessoas de seu convívio. Deixou de vestir suas vontades e suas verdades. Passou a viver em função do pensamento alheio. Sempre se preocupou com o que as pessoas iriam concluir sobre você. Fez tudo o que considerava agradável aos olhos dos demais, nem que para isso tenha se magoado, ou até mesmo ferido. Enfim, quis se assemelhar fisicamente às pessoas que tinha como padrãode beleza, mesmo que fosse contra sua natureza." 
Agradeço imensamente à autora Fabiana Ballete pelo contato e o prazer em desfrutar esta história! Recomendo muito a leitura, uma agradável surpresa!
Beijos e boas leituras!

21 comentários:

  1. Olá.
    Não conheço a escrita da autora, mas gostei da indicação do livro.
    Parece uma leitura bem reflexiva e com uma bonita mensagem. Espero poder conferir!
    Ótima resenha. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia!
      Muito obrigada!
      O livro é delicioso, impossível não trazer pra si as reflexões da personagem.
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. Gostei da história do livro, parece bem simples, mas traz uma mensagem bem bonita. Os quotes que você selecionou são ótimos e a personagem parece ser muito cativante.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda!
      Que bom que gostou! Durante a leitura selecionei vários quotes, pois tem muito diálogo bacana!
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  3. Anna!
    Se o livro traz uma lição de aprendizado e melhoria referente ao entendimento do que podemos fazer de verdade para sermos felizes, independente de nossa aparência, deve ser um bom livro.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      Sim, o livro leva realmente a refletir, seja para nós mesmos ou para pessoas que gostamos. A influência de padrões assola a vida de muitas pessoas hoje em dia, ainda mais com a influência das redes socias.
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  4. O livro é bem interessante. Ele parece bom para abrir os nossos olhos e fazer com que nos enxerguemos de uma nova forma, talvez. Acho que pode fazer a gente analisar o que faz pra se sentir bonita por causa do que os outros pensam...até que ponto se gostar depende da opinião alheia. Coisas assim.
    Parece deixar uma mensagem muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!
      Sim, nos leva a pensar, rever e deixa uma sensação de leveza e liberdade. Muito bom!
      Espero que leia!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, realmente temos esse questionamento da aparência, queremos emagrecer, não estamos satisfeitos com nós mesmos, mas isso é para agradar a sociedade que acha que sabe das coisas, mas devemos ser nós mesmos, o importante é estar feliz consigo mesmo. Beleza vem de dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Maria!
      Penso como você, a grande beleza vem de dentro, com a sensação de bem-estar e a alegria que contagia. O mais importante é o auto-amor, olhar pra si e gostar da imagem refletida!
      Beijos e ótimas leituras!
      Anna

      Excluir
  6. Esse livro é um tapa na cara da sociedade. Vivemos em uma sociedade que julga tudo, se você é gordinha ou magrinha, nada tá certo! Uma pena. Acho que as pessoas devem se sentir bem e viver de acordo com isso. Eu adorei o livro, as críticas e todas as realizações ;)

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do enredo, trazer uma história assim, que traz uma crítica a sociedade, que nos faz refletir sobre a aceitação e sobre sermos nós mesmo e nos sentirmos felizes assim é ótimo. Eu amei a resenha e a dica e fiquei super curiosa para saber o desfecho da personagem.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bom?
    Gostei da resenha é a primeira que vejo do livro, e realmente existem muitas pessoas que cometem loucuras para alcançar metas de beleza que a sociedade impõem, o livro pelo visto tem muito a nos ensinar sobre nos aceitarmos como somos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. No mundo de hoje que todos querem ter o corpo perfeito e muitos fazem loucuras, achei legal a abordagem, assunto para refletir, gostei.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, pessoal! Fiquei feliz com a grata parceria que a Annamaria topou fazer com meu trabalho. Ela é, realmente, muito profissional.
    Estou bastante satisfeita com os comentários que têm surgido em relação à leitura de Essência de Lyli, pois acho que consegui passar o meu recado!
    Grande beijo à moradora e a todos aqueles, que como eu, são visitantes da Árvore dos Contos.
    Fabiana Ballete.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anna!!
    Gostei da sinopse do livro, a capa é linda e a temática é bastante real eme passou a impressão de um livro de auto-ajuda que nos inspira a pensar e rever certos conceitos...mais um que vai pra listinha interminável de leitura..Parabéns a escritora Fabiana Ballete e muito sucesso.
    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anna!
    É um livro bem diferente, dá pra ver que realmente visa mostrar a importância do amor próprio e o quanto podemos ser feliz com nós mesmas! Adorei o quote da fazenda.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro retrata a realidade de muitas mulheres; Infelizmente!
    E convenhamos que quem nunca se sentiu mal em algum momento da vida com sua imagem no espelho?!
    Não é fácil!
    O que deixamos de lado e esquecemos é o que realmente importa: A saúde, a felicidade e as pessoas que realmente se importam conosco.

    Gostei do livro,pois nos leva a refletir sobre o que realmente é importante em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  14. Livros que falam sobre padrão de beleza sempre me chamam a atenção. Barbara e Rute parecem ser personagens bem interessantes. Gostei muito da capa apesar de não ter entendido o titulo - pensei que Lyli seria uma personagem principal kkk

    ResponderExcluir
  15. Que legal!
    Adoro livros que tratam sobre preconceito, auto-estima, bullying, etc. e esse parece ser incrível!
    É verdade, muitas vezes não nos sentimos bem com nós mesmas, e ainda por cima, ficamos que nem loucas querendo agradar os outros. Que raiva, eu já fui assim kkkkkkk
    com certeza vou querer lê-lo!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas ele logo me chamou atenção e lendo a resenha ele acabou me surpreendendo positivamente, pois não esperava essa historia, mas gostei muito dos temas que autora trata e de como ela fala sobre a amizade, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------