Últimos Posts

23 setembro 2017

Os Túneis - Greg Mitchell


No verão de 1962, um ano após a construção do Muro de Berlim, um grupo de jovens da Alemanha Ocidental arriscou a prisão, a tortura e a morte para libertar amigos, amantes e desconhecidos da Berlim Oriental, escavando túneis debaixo do Muro. Em seguida, duas redes de televisão dos Estados Unidos ouviram falar dos projetos secretos e correram para serem os primeiros a documentá-los. A NBC e a CBS financiaram dois túneis distintos em troca do direito de filmar as fugas, planejando programas especiais e espetaculares no horário nobre. O presidente John F. Kennedy, no entanto, era contrário a qualquer ação que pudesse desencadear um confronto com os soviéticos, tendo dito: "Um muro é melhor do que uma guerra", e chegando a confessar ao secretário de Estado Dean Rusk: "Nós não nos importamos com a Berlim Oriental". Kennedy aprovou manobras sem precedentes para anular os dois documentários, testando os limites de uma imprensa livre numa era de crescentes tensões nucleares.

Um livro documentário inédito sobre os túneis sob o muro de Berlim, que dividiu a população da Alemanha, bem como familiares, gerando sofrimento, desespero, conflitos, fugas e mortes. Escrito por um jornalista que detalha a luta de jovens na construção de túneis, a fim de resgatar familares e amigos, correndo grande risco de vida. Vale conferir minhas impressões sobre a leitura!
Assistam ao vídeo aqui ou no YouTube
Ainda não é inscrito no canal? Clique AQUI

Beijos e boas leituras!





7 comentários:

  1. Adorei! Gosto muito de ler documentários e eu também gosto muito de história, então relatar sobre o muro de Berlin já me deixou animada, adoro me aprofundar mais nos temas!
    Gostei da indicação, beijosss

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada no livro, gosto de historias que abordam o tema ainda mais quando aconteceram de verdade. Que bom que depois do começo da uma melhorada, assim fico sabendo que não posso desistir rs. A leitura deve ser muito triste e revoltante, ser separado dessa forma, gostei da ideia do túnel embora muito arrisacado.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro, e confesso que amo livros com a proposta histórica, fiquei bastante animada om tua resenha, mesmo se tratando mais sobre mais sobre os túneis do que no contexto histórico, creio que seja uma leitura diferente das que costumo a fazer.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!
    Afiada na História, hein?kkkk
    Acompanhei a Guerra Fria e a Queda do muro de Berlim.
    Foi muito sofrimento mesmo quando o muro foi construído.
    Achei também que o foco do enredo seria em relação aos sentimentos das pessoas, mas pelo visto, foca em como os túneis foram construídos e os problemas que poderiam ocorrer caso fossem descobertos, etc...
    A questão política já deve ser mais interessante, ainda mais quando os EUA estão envolvidos.
    Mas os jornalistas são assim mesmo, se arriscam par ter um furo de reportagem, ainda hoje é assim...por vezes, ao invés de ajudarem, eles atrapalham.
    Bom que tenha gostado, mesmo com expectativa em outro foco. De fato deve ser um livro bem instrutivo, já que fala sobre a História da Alemanha.
    Bem bacana
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que é pior, a construção do muro ou a mídia querendo se aproveitar de pessoas que estavam arriscando as próprias vida para ajudar conhecidos e familiares em troca do dinheiro da audiência no horário nobre, mas enfim, relevando isso, o livro parece ser muito bom e instrutivo também, tanto que nem sabia que foram feitos túneis por baixo do muro; como adoro livros que se passam nessa época, adoraria ler esse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Não sou de ler muitas biografias, mas gostaria de saber mais sobre essa historia. Guerra Fria foi um tempo tenso mesmo, amo ler sobre historia.
    Adoraria ler esse livro quando tiver a oportunidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nao sou muito de ler livros documentários mas filmes que tem esse gênero gosto bastante, mas a história que é abordada no tema do livro é super legal, mas achei algo meio sem precisão já que naquela época as pessoas sofria por causa desse muro. Não sei se leria mas tem uma premissa muito boa!

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------