Últimos Posts

31 agosto 2017

Vídeo: Desonra - J. M. Coetzee

Sinopse:
Sucesso de público e crítica - foi publicado em mais de vinte países e ganhou o Booker Prize, o mais importante prêmio literário da Inglaterra -, Desonra é considerado o melhor romance de J. M. Coetzee. O livro conta a história de David Lurie, um homem que cai em desgraça. Lurie é um professor de literatura que não sabe como conciliar sua formação humanista, seu desejo amoroso e as normas politicamente corretas da universidade onde dá aula. Mesmo sabendo do perigo, ele tem um caso com uma aluna. Acusado de abuso, é expulso da universidade e viaja para passar uns dias na propriedade rural da filha, Lucy.

No campo, esse homem atormentado toma contato com a brutalidade e o ressentimento da África do Sul pós-apartheid. Com personagens vivos, com um ritmo narrativo que magnetiza o leitor, Desonra investiga as relações entre as classes, os sexos, as raças, tratando dos choques entre um passado de exploração e um presente de acerto de contas, entre uma cultura humanista e uma situação social explosiva.

Este foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e por ser considerado seu melhor livro e também ser um autor com diversos prêmios, eu tinha uma certa expectativa quanto à leitura, o que normalmente atrapalha.
Neste caso, não aconteceu. O envolvimento com o livro foi muito bom, superou a expectativa e foi difícil de largar.
No vídeo, explico melhor minha experiência de leitura.
Assistam ao vídeo aqui ou no YouTube
Ainda não é inscrito no canal? Clique AQUI

Beijos e ótimas leituras!

Participe!

7 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Fiquei curiosa e com vontade de ler.
    E essa capa? Divina!
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Não lembro de ter lido algo sobre essa estória. Achei bem legal a indicação do livro é espero ter oportunidade de conhecer de perto esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anna!
    Achei interessante esse envolvimento, porque os livros que li em que há envolvimento entre professor e aluna, sempre têm finais felizes e muito amor (ainda bem), e esse me parece que é muito mais do que só a relação professor/aluna.
    Agora estou aqui, curiosa, querendo saber o que acontece entre ele e a filha; e a aluna? E que questionamentos são esses? Aah, despertou meu interesse.
    Gostei bastante da indicação, não conhecia o livro nem o autor.
    E essa capa tá muito show.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, faz muito tempo que eu não leio livro que há um relacionamento entre aluna e professor e quais que eu li sempre era algo óbvio, que você já sabia o que iria acontecer. Gostei deste livro, gostei do jeito que a trama se constrói. Fique curiosa pra saber o que acontece entre ele e sua filha e o que acontece com sua aluna.
    Quero muito ler este livro.
    Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor, mas achei a história do livro super interessante, normalmente o envolvimento de professores e alunos são muito romantizados nos livros e parece nunca mostrar a realidade, mas enfim, fiquei super curiosa para descobrir o que vai acontecer nessa viagem dele e como isso vai mudar a vida dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas não faz meu estilo, porém para quem gosta é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  7. Então não sei se leria o livro, mas achei interessante a estória, gosto de autores sinceros (kkkk). Se colocar no lugar do outro é ótimo, pois vemos o mundo de forma diferente! É tão bom quando vamos ler um livro sem tantas intensões e no fim acabamos amando!E pela resenha deve ter sido maravilhosa a leitura vou até marcar no skoob, para não esquecer! Muito obrigada pela dica! Já curti o vídeo! Bjs!!

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------