Últimos Posts

17 março 2016

Resenha: "Se eu ficar" - Gayle Forman

 
Autora : Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 224


Sinopse:
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha:
Essa é a história de Mia, uma garota de dezessete anos que está no último ano do colégio. Musicista apaixonada por violoncelo, cuja melhor amiga é Kim, e seu namorado é Adam, integrante de uma banda punk rock. A história que é intercalada entre presente e passado inicia assim: 
“Todos pensam que foi por causa da neve. E, de certa forma, creio que estejam certos.”

 Tudo começa às 7 horas e nove minutos, uma manhã coberta pelos flocos finos e brancos, que em seu conjunto paralisam o trivial e redefinem caminhos. O que naquela manhã seria um passeio em família para Mia, se transformou na triste sinfonia penetrante do impacto, o metal pesado que encontrou as arvores macias. Um cenário de acidente, um ambiente em sua totalidade desolado, se não fosse pelo rádio que continuava ligado, Beethoven ainda tocava naquela manhã. Mia escutava a música. Daquele momento em diante foram 24 horas para entender o que aconteceu antes do acidente e depois, para o se eu ficar. “Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você”, e foi assim com Mia. 

Se eu ficar é um livro apaixonante, narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Mia, combinando com sensibilidade a delicadeza e a genial simplicidade em sua narrativa, abordando de forma viva o amor e a tragédia. É quase impossível não se apaixonar, embora também acredito que para alguns o livro será visto como “raso” em certas abordagens. Mas o que mais me chamou a atenção foi a forma como a autora conseguiu transmitir uma sensibilidade viva diante de uma narrativa simples, uma delicadeza diferente. Não é atoa que Gayle Forman com esse seu romance levou alguns prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010. E quando paramos para observar a capa, embora a primeira publicação também tenha sua beleza, a capa da edição de 2014, ao seguir o padrão do filme ficou um encanto. Os quadrados de cenas com texturas diferentes aliados a imagem de Chloë Grace, que interpretou Mia, completou a sensibilidade deste livro. Para quem ainda não leu “Se eu ficar”, recomendo a leitura! Muito boa!


Book Trailer


Boas leituras!


Top Comentarista



15 comentários:

  1. Olá,

    Quero muito ler algo dessa autora! Tenho visto muitos comentários a respeito de sua escrita.
    Esse parece ser um livro muito flúido, o que é ótimo! Pretendo ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thuanne!

      Será uma boa leitura, vale a pena conhecer a escrita de Gayle Forman. bjos

      Excluir
  2. Olá!!
    Já li esse livro e também a continuação,Para onde ela foi, e super recomendo os dois,sabe aquele livro que você começa a ler e não tem vontade de parar até ver o fim????Ele é assim..BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva! Também gostei, li os dois, mas o segundo me prendeu mais. Bjos!

      Excluir
  3. Já li Se eu ficar e gostei muito, é um livro bem emocionante, mas confesso que achei a sequencia bem melhor que o primeiro, gostei bastante da resenha, soube que tem o filme que ainda não assisti mais pretendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle, concordo com você! Achei o segundo melhor, prendeu mais minha atenção. Gostei muito por ser contada a história sob a perspectiva de Adam.

      Excluir
  4. Eu assisti ao filme, achei bonzinho e imaginei que o livro seria melhor, por isso comprei.
    Está ali "me olhando", acredito que em breve lerei.
    Gostei da sua resenha que não foi extensa nem cansativa.
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janise! Que bom que gostou da resenha. Eu também assisti o filme, e gostei mais do livro, como sempre acontece. Depois que ler me conta!

      Bjos!

      Excluir
  5. Não li "Se eu ficar", mas tenho muito interesse em acompanhar todos os livros da série. Estou muito curiosa em relação a história, pois como foi abordado na resenha, Gayle transmite sensibilidade e delicadeza por meio da escrita. E com isso, eu NECESSITO, apreciar essa obra da autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabrielle! A autora teve uma delicadeza diferente com a narrativa, acredito que você também possa gostar. Abraços!

      Excluir
  6. Oi!
    Conhecia a historia primeiro pelo filme que gostei bastante e lendo o livro adorei e uma historia apaixonante e emocionante, gostei muito dos personagens e de poder conhecer um pouco mais deles no livro e também gostei muito dessa capa !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!

      Eu amei a capa, e como! E gostei muito da escolha de Chloe Grace para interpretar Mia.

      Bjos!

      Excluir
  7. Eu tenho o livro, assisti o filme e ainda não o li, acredita?
    Já deixei ele separado para próximas leituras e espero não ficar deixando ele de lado, rs.

    ResponderExcluir
  8. Eu li ele logo no lançamento e sinceramente, não gostei, achei muito rápido e seco até, esperava que fosse mais emocionante =(
    mas vou querer ler sim, Para onde ela foi, dizem que faz o primeiro ter mais sentido e é bem legal, tomara.
    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana! Realmente para alguns a expectativa era que fosse mais emocionante. Mas mesmo assim, eu gostei, e o segundo me surpreendeu mais. Depois quando ler, me conta o que achou do "Para onde ela foi". bjos!!

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------