Últimos Posts

18 fevereiro 2016

Resenha: Lugares Escuros - Gillian Flynn

Autora : Gillian Flynn

Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 352



Sinopse:
Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão?

Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia do crime com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Resenha:

Libby Day. A pequena Libby, que aos 7 anos, em uma noite mal esclarecida, 3 de janeiro de 1985, se viu diante da família dolorosamente dissipada. Suas duas irmãs e sua mãe. Michelle, Debby, e a querida Paty Day. Os olhos arregalados que em um último momento registrou o suspiro que lentamente se esgotou, o machado que produziu asas de sangue e o coração que escorria pelo peito de Paty se aquieta diante do disparo que concluiria a tragédia. Essa se tornaria a história da família Day, o “Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas”. Mãe e duas filhas brutalmente assassinadas, sobrevivendo apenas Libby, a filha mais nova, e Ben, o primogênito de 15 anos.

A garotinha órfã, que testemunhou contra o irmão, acusado de ser o assassino, se tornou uma adulta amarga e detestável. 

“Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão”. 

Passados vinte e quatro anos a pequena Libby, mantida por doações de um fundo de caridade, vê no Kill Club, uma sociedade obcecada por investigar os crimes mais chocantes, uma alternativa para lucrar. O que Libby não esperava era percorrer a liquidez das certezas, o sólido se vê tão gelatinoso. E se derrete ao compreender que inerte ao silêncio aquela história se originou e na turbidez das memórias Lugares escuros se propagou!   

Gillian Flynn, escritora americana, desenvolve sua obra com maestria. Embora eu não tenha lido seu primeiro livro, Objetos Cortantes, e nem Garota Exemplar. Posso dizer que Lugares Escuros me sugou. Um romance de suspense, cujo enredo é muito envolvente. Nos possibilita através de duas linhas temporais, presente e passado, conhecermos Libby, e explorarmos a véspera do assassinato na perspectiva de Paty Day e Ben Day. E por fim, um desfecho que por um instante esgota-se as palavras, na paralização do ar, ao compreender os personagens. 

Sinceramente é uma história que merece uma chance, recomendadíssimo!!! E para completar, o livro teve sua adaptação para as telinhas. Com algumas críticas, eu diria, mas sempre vale a pena experimentar!




BOOKTRAILER



"Gillian Flynn é perfeita. Afiada, ácida, uma contadora de histórias convincente com talento especial para o macabro."     
Stephen King

GILLIAN FLYNN

Gillian Flynn
Gillian Flynn, jornalista e ex-crítica da Entertainment Weekly, tornou-se uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade desde a publicação de seu terceiro romance, Garota exemplar.

Top Comentarista


 

12 comentários:

  1. Apesar de achar as histórias dos livros dessa autora maravilhosas, que me parece envolver o leitor de tal forma, de tão boa e bem construída que a trama é, tenho receio de aquirir os livros dela e acabar não me envolvendo com a história por aborda um gênero literário que não costumo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana! Embora não seja meu costume esse gênero, eu gostei e me surpreendi, uma trama bem desenvolvida. Se uma hora resolver experimentar :-)
      Bjos!

      Excluir
  2. Já li o livro e amei demais! A cada pagina eu ficava mais e mais curiosa para saber quem tinha feito tudo aquilo e o final foi muito mais muito surpreendente, já imaginava que o coitado do Ben day estava fazendo aquilo para proteger alguém.
    Li também Objetos Cortantes e pode confiar que é igualmente surpreendente o desfecho, recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emanoelle!! Se Objetos Cortantes for tão surpreendente como esse, me animou!!!

      Bjinhos!

      Excluir
  3. Olá!

    Nossa, que história incrível! Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas a resenha me chamou bastante atenção.
    Uma coisa que achei bacana é que a história é contada na perspectiva dos irmão de Libby também, deve ser muito bom, vou colocar na minha lista de leituras.


    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuanne!! Também gostei por ser contada sob mais de uma perspectiva.

      bjos!

      Excluir
  4. Por mais que eu goste da autora, essa sinopse não me atraiu como outras obras .
    Então eu pulo esse livro!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mich! Esse livro eu amei pela capa, as vezes prefiro não ler a sinopse. E gostei da escrita da autora.

      bjos

      Excluir
  5. O Único livro que li dessa autora foi Garota Exemplar, e gostei bastante tirando o desfecho. Apesar de já ter visto esse livro por aí, eu nunca cheguei de fato a ler a sinopse ou alguma resenha, mas depois deste post me empolguei mais para ler esse e outros livros dela. Ainda não assistir nenhuma de suas adapatações pro cinema, nem desse e nem de garota exemplar, mas vou ver em breve. Espero gostar do livro tanto quanto você.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!!!
      Garota Exemplar está na minha lista dos desejados, já li alguns comentários e sinopse, e despertou meu interesse. Ainda mais que gostei da escrita da autora. E tomara que goste de Lugares Escuros também! Sempre que tem adaptação para as telinhas gosto de assistir também, mesmo sabendo que no livro temos uma riqueza maior de detalhes e enredo.

      Bjos!!!

      Excluir
  6. Sou looouca para ler os livros da Gillian, ainda não li nenhum, mas Lugares escuros é o que mais curti a premissa e as resenhas são sempre muito positivas!!
    Parece ser bem legal, instigante e cativante, ainda mais com esses dramas trágicos familiares, melhor ainda!!
    Espero lê-lo ainda este ano.
    bjoos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana!!

    Eu gostei muito dessa obra da Gillian Flynn, prende nossa atenção do começo ao fim. Adorei o suspense e os protagonistas. Valerá a pena você ler!

    Bjos!!

    ResponderExcluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------