Últimos Posts

18 abril 2015

Resenha - O Penúltimo capítulo - Clarice Pessato



Autora - Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Ano: 2013
Páginas: 206

Sinopse:
O Penúltimo Capítulo - Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.

Resenha:
Neste livro autobiográfico conhecemos um período importante da história da autora Clarice Pessato, que aos 18 anos, recém ingressada na faculdade de Psicologia, sofre um acidente de carro e como sequela ficou tetraplégica.

A leitura é objetiva e fluida compreendendo todos os fatos marcantes desde o acidente e alguns anos após, durante sua recuperação.

Sua história me comoveu e despertou a empatia, sentindo a cada revelação e dificuldades no processo de restabelecimento, a grande dificuldade da autora em reaprender a viver nesta nova condição, bem como suas limitações e impedimentos. 
"A tetraplegia não é uma condição que limita somente os movimentos das pernas, do tronco e dos braços. Ela é muito mais que isso. Quem fica tetraplégico vive várias outras complicações que envolvem o organismo todo. Trata-se de uma condição em que, por si só e pela própria força de vontade, não se poderia suportar."  (pg. 112)
Suas perdas envolveram, seu próprio corpo, sua mobilidade, uma rotina de vida estabelecida, independência, bem como aceitar a ajuda dos outros, o afastamento de várias pessoas, mudança de objetivos, metas e sonhos. A reconstrução de uma nova Clarice!

Importante comentar que a fé se fez presente nestes períodos, mas sem ter o peso intenso de uma doutrina religiosa, mas na importância e significado de que a crença em Deus pode ser transformadora em um ser humano.

O livro propiciou a reflexão sobre minhas rotina, escolhas e principalmente o que é verdadeiro e primordial em minha vida!

Só posso agradecer o contato da autora, que me presenteou com um exemplar para leitura e encheu meu coração de fé em um propósito muito maior, obrigada!
"Enquanto estava escrevendo estas linhas. confirmo este propósito de ser benção. Este livro não é para ser só uma leitura, mas é para abençoar a vida de quem o estiver lendo."  (pg. 121)

    Autora Clarice Pessato
 
"O título do meu livro O Penúltimo Capítulo surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.
Entender que das tristezas podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória é um trabalho que só um Deus de amor pode realizar.
Eu descobri que a cura que Deus dá pode acontecer sem que as circunstâncias sejam mudadas. Com isso eu não quero dizer que Deus não muda as circunstâncias, que Deus não cura ou não faz milagres, mas cada caso é único. E na minha vida a cura precisava acontecer em primeiro lugar no meu coração."

Site: http://openultimocapitulo.blogspot.com.br/ 

Beijos!!!





13 comentários:

  1. A capa é bem bonita...
    e deve ser muito difícil se ver numa situação como essa.. escrever sobre também não deve ser nada fácil..
    fico contente em saber que ela soube lidar com a situação.. e escreveu um livro que pode ajudar outras pessoas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!!!
      A capa é linda mesmo!!!
      Uma linda história de superação que me fez pensar!!!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  2. Oi Anna, este livro tem uma linda história de vida e superação.
    Espero de coração que a Clarice consiga alcançar bastante leitores e que possa ajudá-los a refletirem sobre suas vidas.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!!!
      Difícil ler a história de Clarice e não parar para pensar em questões de nossa própria vida!
      Impressiona sua força de vontade e capacidade de superação!!!
      Lindo!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  3. Sabe Anna!
    Entendo todas as dificuldades que a Clarice passou... E certeza que a fé ajuda e muito nos momentos de maior dificuldade.
    Tenho minhas limitações também e sei como o afastamento das pessoas que achávamos queridas e a dependência de alguém constantemente ao nosso lado para ajudar em tarefas que são comuns no dia a dia, nos dilacera, principalmente quando sempre fomos independentes.
    Deve ser um livro de grande estímulo.
    Bom domingo e semaninha abençoada!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy!
    Um livro tocante e que emociona! Recomendo!!!
    Nos faz rever nossas próprias queixas e dificuldades!
    Beijos e ótima semana!!!

    Anna

    ResponderExcluir
  5. E pensar que as vezes a gente ''reclama de barriga cheia", não consigo imaginar as dificuldades que essa guerreira passou,graças a Deus ela soube reunir forças pra seguir em frente,conheço pessoas próximas que não tiveram a mesma garra.
    O livro em si só pela lição de vida já é envolvente, desejo muito sucesso pra autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaynne!
      Uma experiência de vida para no mínimo aprender e admirar, sem dúvida!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  6. Não conhecia a autoria Claice. A capa é simples, mas bonita. Linda a história dela, superação! Todos passamos por desafios e superação todos os dias, mas o exemplo de vida dela, foi demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marisa!
      A história de Clarice é belíssima e tocante!
      Beijos!!!

      Anna

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nem consigo imaginar o que a Clarice passou, tão nova e sofrer um acidente que a deixa tetraplégica, é uma mudança de vida tão radical. Que história emocionante, uma lição de vida. Gosto de livros que contam casos reais, eles sempre nos trazem um aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amália!
      Também adoro histórias baseadas em fatos reais, mas ler algo escrito e vivido pela própria autora, foi ainda mais especial!
      Beijos!

      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------