Últimos Posts

12 setembro 2015

Resenha: Os Bebês de Auschwitz - Wendy Holden


Autora: Wendy Holden

Editora: Vogais
Ano: 2015
Páginas: 416
Edição Portuguesa

Sinopse:
Os Bebés de Auschwitz - Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.Estas mulheres deram à luz em circunstâncias inimagináveis, com intervalos de semanas entre si. Quando nasceram, os bebés pesavam menos de 1,5 Kg cada, e os seus pais haviam sido assassinados pelas forças alemãs, enquanto as mães se haviam transformado em «esqueletos andantes».Os Bebés de Auschwitz segue a incrível história das mães: primeiro em Auschwitz, onde sofreram o escrutínio cruel de Josef Mengele, o médico nazi conhecido como Anjo da Morte, que selecionava as mulheres grávidas à entrada do campo, destinando-as às câmaras de gás; depois num campo de trabalho alemão onde, esfomeadas, lutaram por esconder a sua gravidez; e, por fim, durante a viagem infernal de comboio, que durou 17 dias, até ao campo de concentração de Mauthausen, onde viriam a ser libertadas pelos Aliados.A biógrafa Wendy Holden descreve toda a história com minúcia, destacando a coragem destas mulheres e a bondade dos desconhecidos que as ajudaram a sobreviver. "Os Bebés de Auschwitz" é um livro comovente e uma celebração da nossa capacidade de amar, ajudar e sobreviver mesmo nos contextos mais tenebrosos. 





Resenha:
Uma incrível jornada de resiliência!

No período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, sob o domínio nazista,  três mulheres judias, Priska, Rachel e Anka são capturadas e enviadas ao temido campo de concentração de Auschwitz.
Todas jovens e casadas há pouco tempo, com amplos projetos de vida e constituição de família, com muitos sonhos a concretizar, mas  cruelmente arrancadas de suas realidades e jogadas num novo cotidiano de privações, violência, humilhações e  de muito, mas muito medo!
"Raparam-nos a cabeça, lavaram-nos com uma espécie de desinfetante e, em seguida, levaram-nos para o outro lado da enorme sala", disse Rachel. "Eles caminhavam entre nós e olhavam as mulheres para selecionar as mais novas e saudáveis. Não havia bebés nem mães ali. Apenas mulheres saudáveis que podiam trabalhar."
A nova rotina envolvia horas de trabalho escravo, uma alimentação de baixíssima caloria, muito abaixo do mínimo recomendável para a sobrevivência, constantes inspeções para verificar se ainda eram aptas para colaborar, ausência de condições de higiêne, saúde e moradia.
Sala disse: "Éramos como pequenas ovelhas assustadas. Não reconheci a minha própria irmã, depois de uma guarda da SS ter rapado a nossa cabeça. Disse-lhe que tínhamos deixado de parecer pessoas..."
"Algumas horas depois de chegarem, os kapos serviram-lhes água oleosa, à qual chamavam sopa, a partir de uma panela metálica suja. A sopa era servida num prato por lavar, partilhado por quatro pessoas, sem colher. "Estávamos tão chocadas com todas estas coisas  - tão assustadas e a camilho da loucura - que ninguém tinha fome, pelo menos por agora." Sem saber o quão pouco iriam comer, as mulheres desdenharam a única refeição durante vários dias."
A jornalista britânica, biógrafa e autora deste livro, nos presenteia com este maravilhoso e incrível trabalho de pesquisa sobre a vida destas mulheres.
O livro é narrado cronologicamente, traz informações sobre suas origens em um período antes da guerra e de forma minuciosa descreve todo o desenrolar dos acontecimentos da vida de cada uma, mas também informações importantes de cunho histórico, o que para mim, enriqueceu ainda mais a leitura.

Uma investigação incrível através de cartas, relatos de familiares, depoimento de sobreviventes, documentos e material de historiadores, organizada e descrita de forma clara e envolvente, já que não conseguia parar a leitura!

As memórias de Priska, Rachel e Anka são quase que inacreditáveis sob o ponto de vista da crueldade humana, mas principalmente pela capacidade de suportarem a total falta de condições de vida, tanto física como psicológica. Ainda mais difícil,  imaginar a possibilidade de engravidar e gerar uma vida, já que mal conseguiam cuidar e alimentar seu próprio organismo.
"Para além do peso que já tinham perdido, as mulheres começaram a perder a pouca massa muscular que tinham e, toda a energia. A pele cinzenta, escamosa e esticada estreitamente pelos contornos dos ossos, pelava e empolava. As mulheres ofegavam com mau hálito; as suas pernas e pés inchavam de tal forma que para muitas delas era difícil caminhar. A temperatura do corpo descia, deixando-as tremer e altamente suscetíveis a infecções."
Recomendo muitíssimo a leitura para que tem interesse pelo tema, mas vale lembrar que apesar de ser um livro maravilhoso, muito bem elaborado, seu conteúdo é pesado, difícil e  de profundo sofrimento.



Acaba de ser lançada a edição brasileira

Também adquiri o ebook na edição brasileira para comparar as edições e escrita.


Resenha em vídeo
Caso ainda não sejam inscritos no canal, façam sua inscrição aqui e continuem acompanhando todos os vídeos.

Beijos!


22 comentários:

  1. Percebi que tu se interessa bastante pelo tema 2° Guerra mundial,holocausto etc, assim como eu!
    gosto bastante quando aparece aqui no blog um novo livro sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoelle!
      Verdade, tenho grande interesse no tema, muito bom saber que temos isto em comum, vamos trocar "figurinhas"!
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir
  2. Nossa Anna!
    Fiquei até arrepiada, sabia?
    Como essas mulheres devem ter sofrido e por amor a seus filhos, enfrentaram tudo...
    Mais que desejo a leitura desse livro, embora saiba que irei sofrer com a leitura...
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!!!
      A experiência é altamente difícil, quase inimaginável! O trabalho de pesquisa fantástico e uma narrativa envolvente! Recomendo!
      Boa leitura! Beijos!
      Anna

      Excluir
  3. Anna, já me interessei pelo livro quando vi sua capa, logo pensei que tratava-se de uma estória de amizade, companheirismo e carinho. E, foi quase isso. Não foi só pela capa que me interessei, a estória de Os Bebês de Auschwitz é bem curiosa, gosto bastante de temáticas históricas épicas, como os nazistas e a forma que essas mulheres lidarão com o ocorrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro!
      Um livro incrível, fruto de um belíssimo trabalho de investigação, recomendo!
      Boa leitura!

      Anna

      Excluir
  4. Oi Anna,
    Eu sempre fui muito temeroso com relação a livros que contem essas historias da guerra, mas conforme vou lendo suas resenhas sobre os livros da segunda guerra, acabou me despertando muito interesse.
    Gostei da premissa desse livro e fiquei muito curioso para ler a lutas dessas senhoras pela própria vida e as de seus bebes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o livro e fiquei querendo muito ler, pois gosto de livros que retratem e nos mostrem o que realmente acontecia em lugares como esse. Sei que é um livro bem emocionante, com certeza vou me emocionar.
      Bjus.

      Excluir
    2. Oi, Maisanara!
      Mexe com as emoções com certeza, um livro impactante! Boa leitura!
      Beijos!

      Anna

      Excluir
    3. Oi, Thiago!
      Tenho interesse pelo tema, mas tenho consciência de que é uma leitura de difícil digestão em relação às emoções. Recomendo que tenha sua própria experiência com este livro e depois me conta!
      Boa leitura!

      Anna

      Excluir
  5. Eu acho que deve ser um livro bom para conhecer um pouco do que os judeus passaram nas mãos dos nazistas,mas não é meu estilo de leitura,sei lá muito cruel pro meu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!
      Entendo perfeitamente, o conteúdo destes livros sobre o Holocausto é difícil e nem sempre agrada a grande maioria dos leitores!
      Beijos!

      Anna

      Excluir
  6. Anna. Cada vez que vejo você falar desse livro fico com mais interesse.
    Primeiro assisti sua resenha em vídeo e gostei, agora essa em texto me deixou ainda mais com vontade. Espero que consiga lê-lo em outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      Que delícia seu comentário por aqui!!!
      Eu tenho grande interesse pelo tema e estou sempre em busca de novas leituras! Este livro adquiri assim que foi lançado em Portugual há alguns meses, pois estava curiosa pra ler e não havia anúncio de lançamento por aqui.
      Boa leitura e me conte depois!
      Beijos!

      Anna

      Excluir
  7. Oi!
    Achei o livro muito interessante, nunca li nenhum livro baseado em historia real da segunda guerra mundial e achei incrível o trabalho de pesquisa da autora é muito importante da voz a quem não teve e trazer essa realidade !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      O tema é de grande interesse para mim e a autora fez uma trabalho incrível, adorei!
      Boas leituras!
      Anna

      Excluir
  8. Bom, diferentemente de você, não curto muito livros com histórias relacionadas a 2° Guerra Mundial e essas coisas e por esse motivo não me interessei muito por esse livro. Mas sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariele!
      Muito obrigada!
      Entendo, não é uma leitura fácil e há leitores que não se identificam!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  9. Nossa que historia Anna. Quanto mais eu vejo seus post sobre a 2ª Guerra Mundial mas eu descobro coisas sobre a historia que eu não imaginaria.
    Eu não gosto nem de pensar no sofrimento dessas mulheres. Eu não tenho ainda a intenção de ler esses livros, porque mexe muito com meu emocional. Mas adoro ver os videos que faz e a forma como nos conta a historia.
    A autora esta de parabéns pelo trabalho que ela teve em escrever esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kelis, muito obrigada!
      Fico feliz em saber que mesmo não tendo vontade de ler, os vídeos te agradam!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  10. Eu gostei dessa capa, acho que ficou bonita e combinou com o tema proposto pelo livro.
    Fico toda arrepiada só de pensar no sofrimento dessas mães e de seus filhos. Fiquei curiosa eu saber como o livro termina, mas imagino que o final seja triste.
    Ótima resenha Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thaísa!
      O livro é maravilhoso, do começo ao fim, recomendo!
      Boas leituras!
      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------